O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP) assinou, nesta quinta-feira (15), o edital de licitação para construção do túnel de acesso ao bairro São João. A obra, que ligará o acesso norte e a parte oeste da cidade, deve iniciar em 45 dias, e a expectativa é que sejam finalizadas em oito meses.
O processo licitatório tem prazo de 30 dias. Em seguida, há 10 dias para recursos. E, por fim, a empresa vencedora e contratada inicia as obras, que compreendem a sinalização, terraplenagem, contenção, bueiros e dispositivos de drenagem, pavimentação de trechos, passeio público, iluminação e paisagismo.
De acordo com a diretora adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Gauer, a cidade é cortada pela BR-470, que divide as partes oeste e leste. Os trabalhos possibilitarão que haja um novo acesso, facilitando o tráfego de veículos.
Os recursos utilizados na construção do túnel são oriundos de um financiamento da Caixa Econômica Federal, intitulado Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Serão investidos mais de R$ 12 milhões nas obras.
— Temos cerca de dois anos para pagar esse valor. O prazo começou a correr no momento em que assinamos o contrato, há um mês e meio — explica a diretora adjunta do Ipurb.