A implantação do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) foi prorrogada em alguns municípios da Serra. O sistema é instituído pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e proporciona que o órgão tenha mais controle sobre o desmatamento no país. Inicialmente, o prazo para implantação seria encerrado em 23 de julho.
De acordo com a prefeitura de Caxias, a prorrogação ocorreu devido a dificuldades na utilização do sistema. Em Farroupilha, o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Ilha, também explicou que foram detectadas dificuldades em trabalhar com o sistema:
— É difícil até para os técnicos operarem o sistema, imagina para a população em geral.
Com a prorrogação da implantação, as autorizações para atividades florestais devem ser solicitadas nas secretarias municipais de meio ambiente dos municípios. O novo prazo para implantação se encerra no dia 31 de janeiro de 2020. Depois desta data, as solicitações devem ser feitas apenas pelo Sinaflor.
Em Bento Gonçalves, o Sinaflor foi implantado em outubro do ano passado. De acordo com a bióloga do Licenciamento Ambiental da cidade, Isadora Bisognin Cervo, a implantação do programa está dando certo.
Conforme Isadora, primeiramente, os cidadãos protocolam o pedido de autorização para atividades florestais na secretaria do Meio Ambiente e, em seguida, realizam a homologação no sistema.
— A diferença em relação ao processo anterior é que agora todas as informações ficam no banco de dados do Ibama, ou seja, todas as secretarias usam o mesmo sistema — explica.
Leia também:
Voltou o frio: chuva congelada é registrada na Serra
Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Esplanada em Caxias
Após abordagem por conta de placa adulterada, motorista tenta fugir, agride policiais e é detido em Caxias
Fisioterapeuta caxiense participa dos Jogos Pan-Americanos no Peru