Em fiscalização para identificar e coibir irregularidades no transporte escolar, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta quinta-feira (22), um motorista sem especialização para transportar crianças e com licenciamento do veículo vencido em Bom Jesus. Desde a última semana, quando a PRF intensificou as ações para fiscalizar o transporte e garantir a segurança dos estudantes, já foram flagrados quatro vans e ônibus escolares com irregularidades, totalizando dez infrações de trânsito.
Na fiscalização desta quinta, na BR-285, os policiais abordaram uma Kombi com o licenciamento vencido desde 2017. Além disso, o motorista do veículo não possuía curso especializado para o transporte de crianças e adolescentes. A Kombi foi recolhida e encaminhada ao depósito credenciado. A empresa que teve o veículo removido teve de providenciar outro meio de transporte para os estudantes concluírem o trajeto. Os demais veículos abordados tiveram a documentação retida e só devem voltar a circular após estarem completamente regularizados.
De acordo com a PRF, durante a fiscalização dos equipamentos obrigatórios, foi constatado que os veículos não possuíam ou estavam com os equipamentos cronotacógrafos de forma irregular. O equipamento registra de forma contínua e inalterável as distâncias percorridas e a velocidade praticada pelos motoristas, sendo obrigatório para o transporte escolar.
Ainda segundo a PRF, a ação pretende garantir aos pais de alunos que as crianças recebam um transporte de qualidade por parte dos prestadores de serviço. No entanto, alertam que os pais devem verificar se os veículos oferecem condições de segurança e se possuem a devida autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do município para transportar estudantes.