Com um investimento estimado em R$ 185.733.511,33, o aeroporto regional de Canela poderá sair do papel no final de 2020. A projeção foi apresentada pelo secretário adjunto de Obras, Germano Junges, que apresentou o projeto do empreendimento durante o Encontro Regional sobre o Trem da Serra Gaúcha e o Aeroporto Internacional das Hortênsias, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (30), no auditório da UCS do município.
O evento reuniu lideranças de municípios da região e investidores interessados em financiar o projeto, que tem o objetivo principal de facilitar a mobilidade de turistas que visitam pelo menos 12 municípios próximos.
— De 100 passageiros que pousam na Capital, a metade vem para Canela e Gramado, e daqui eles partem para outras cidades, conforme o tempo que permanecem — afirmou Junges.
Segundo o secretário, somente no feriadão de Páscoa de 2019, 48 aeronaves de pequeno porte aterrissaram em Canela, sendo algumas de fora do país. Na apresentação ele justificou que a Região das Hortênsias recebe cerca de 12 milhões de visitantes por ano, e os seus 295 meios de hospedagem representam quase 20% de todos os leitos no Rio Grande do Sul.
Próximos passos
O novo aeroporto deve ser instalado em uma área de 141,12 hectares cedida pela prefeitura. A renovação da outorga, que autoriza a implantação do aeroporto, está prevista para dezembro de 2019. A municipalidade projeta, ainda a renovação da licença ambiental para março de 2020. Em junho do mesmo ano, o governo pretende lançar o edital da parceria público-privada para, no final de outubro, abrir a concorrência.
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O aeroporto é uma demanda que passou a ser buscada em 1986. Uma comissão com representantes das prefeituras de Gramado, Canela e de entidades foi formada em 2017 para iniciar as tratativas sobre o empreendimento, que pretende utilizar apenas recursos da iniciativa privada. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Paulo Nestor Tomasini disse que a renovação da licença ambiental era "uma questão de sobrevivência do turismo regional".
Proximidade com Caxias
Em 2012, o terminal foi incluído no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, lançado pelo governo federal. Em 2016, o aeroporto chegou a ser descartado pela União por conta da proximidade com o aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul. O secretário de Canela defendeu, no entanto, que o trajeto para ir da localidade caxiense à Região das Hortênsias tem topografia acidentada e demandaria mais investimentos que a construção do novo aeroporto.
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