Mesmo diante de uma maioria feminina que costuma ocupar os cargos de zeladora, a tarefa de cuidar da imagem sacra, bem como organizar suas visitas aos lares dos fiéis, também é assumida por homens em Caxias do Sul. Na Paróquia Santa Catarina são voluntárias 222 zeladoras e dois zeladores. Um deles é o morador do bairro Colina Sorriso, Paulo Luís Zanette, 53.
Confeiteiro aposentado, ele conta que assumiu a função há quatro anos quando colocou-se à disposição da Igreja. Neste ano, tornou-se o primeiro coordenador homem das capelinhas na comunidade. Na procissão que abriu na sexta-feira (16) as celebrações da Paróquia, ele auxiliou no deslocamento de sua colega zeladora há 40 anos, Brandina Cavali, 85. À vontade e feliz pela celebração, ele garante que não se importa em ser minoria:
— Assumi essa missão de trabalhar na comunidade, não olho para os outros porque não importa como, importa o que tenho que fazer. E vou fazer bem.
Comunidade em festa
Um encontro de zeladoras seguido por uma pequena procissão deu início à Festa das Capelinhas na Paróquia Santa Catarina, em Caxias. A unidade religiosa engloba 11 comunidades do entorno. Do primeiro encontro, participaram apenas as do bairro, que conta hoje com 64 capelinhas, com uma lista de aproximadamente 30 famílias cada. São quase três mil famílias que recebem mensalmente a imagem do Imaculado Coração de Maria na localidade.
Leia mais
Zeladoras celebram os 70 anos das capelinhas na Paróquia São Pelegrino de Caxias do Sul
Capelinhas da Paróquia de São Pelegrino completam 70 anos em Caxias do Sul
— É uma tradição muito antiga que hoje integra a comunidade. Algumas pessoas vivem muito solitárias e a única visita que recebem é a da zeladora, uma vez por mês — comenta o padre Lucas Antonio Mazzochini, vigário da Paróquia.
A agenda segue neste sábado (17) com celebração às 18h na Igreja Santa Catarina. O ponto alto das celebrações ocorre no domingo, com missa às 10h30min, seguida por almoço de confraternização no salão paroquial. As capelinhas permanecem na igreja até a noite de domingo (19), após a missa marcada para as 19h.
Leia também
Vinícola Luiz Antunes em 1984 História de busto apreendido com homem em Caxias do Sul é cheia de mistérios Aproveite o sol: tempo firme permanece até o final do sábado na Serra