A Somar Meteorologia continua mantendo possibilidade de nevar na Serra e nos Campos de Cima da Serra. Isso porque em função da presença da massa de ar polar sobre o Estado a temperatura deve cair ainda mais na madrugada deste sábado em relação a esta sexta-feira. Associado a isso, segundo a meteorologista Andressa Lorena, existe a previsão de pancadas de chuva que devem atingir o nordeste do Rio Grande do Sul de forma isolada, incluindo a Serra. Ou seja, combinados esses elementos, algumas cidades podem registrar queda de neve.
São José dos Ausentes é um desses municípios. Seguindo a previsão, por lá, os termômetros devem marcar menos do que -1,6ºC da manhã de sexta – menor temperatura do ano e do Estado até o momento. Pouco antes das 17h desta sexta, a temperatura registrada pelo Somar na cidade era de 1.9ºC.
Outro local que pode registrar o fenômeno é Vacaria onde a temperatura é de 4,3ºC, mas a sensação térmica é de -2,8ºC, por causa do vento e da umidade no ar. Em Caxias, neste momento faz 6ºC.
Se a neve ainda é uma possibilidade esperada pelos turistas na região, outra conhecida mais frequente dará as caras de novo no amanhecer de sábado em diversas cidades, a geada. E este deve ser o dia mais frio do ano no solo gaúcho (tanto com relação às mínimas da manhã, como com relação às máximas da tarde), conforme a Somar.
Isso acontece pelo avanço de um centro de alta pressão atmosférica pela Argentina em direção ao Brasil que, além do frio, também mantém o tempo firme. Há condição de formação de geadas amplas em todo o estado, exceto ao longo do litoral. Aliás, na costa tem previsão de rajadas de vento constantes com mais de 60 Km/h. Já não tem previsão de neve.