A primeira formação de geada de 2019, em Caxias do Sul, foi registrada na manhã fria desta quinta-feira (4). A paisagem amanheceu "congelada" em localidades mais afastadas do Centro, como Vila Seca e Monte Bérico.
O clima colaborou para o fenômeno, com temperaturas por volta de 1°C no início da manhã. Temperaturas abaixo de 3°C já são propícias para a formação de gelo nas superfícies.
De manhã cedo, muitas pessoas encararam o frio em paradas de ônibus da cidade.
— A gente levanta, não consegue nem se mexer, tem que se agasalhar, tomar um café bem quentinho, porque o frio é muito terrível — relata Sueli Terezinha Pizamiglia, 70 anos, que é aposentada, mas levantou às 6h para cuidar ir do neto.
Na mesma parada, Rosana Dalla Costa, 56 anos, aguardava o segundo ônibus para ir ao trabalho, por volta das 7h.
—Por enquanto não está tão frio, acho que a sensação térmica vai baixar ainda mais — projetou a professora, que diz se aquecer no trajeto até o ônibus.
— Caminho cinco quadras antes de pegar o primeiro ônibus, dá uma aquecida. Mas eu ainda prefiro o inverno do que o verão, pra trabalhar é melhor — afirmou.
Cidades como Vacaria também registraram geada, com temperatura mínima negativa. A mínima mais baixa ocorreu em São José dos Ausentes, com -1,5°C.
Confira as mínimas registradas às 6h nas seis estações do Inmet na região:
Ausentes: -1,5ºC (entre 4h e 5h) / -1,2ºC entre 5h e 6h
Vacaria: -1,1ºC
Canela: -0,7ºC (entre 3h e 4h) / 1,2ºC entre 5h e 6h
Cambará do Sul: -0,5ºC
Serafina Corrêa: -0,4ºC
Bento Gonçalves: 0,6ºC
Depois de um junho atípico, com temperaturas acima da média para o período, as baixas temperaturas de inverno voltaram a ser registradas na região. Ainda no final de junho, no dia 26, os termômetros marcaram mínimas de 0,5°C em Canela e 0,7°C em São José dos Ausentes.
O mês de julho começou com temperaturas baixas na Serra e a previsão é de que o frio permaneça, pelo menos até domingo (7).
Nesta sexta-feira (5), o tempo seco dá lugar à umidade e, assim, é criada a condição para a ocorrência de neve. O fenômeno depende da soma de condições climáticas que envolvem nuvens carregadas de água, temperaturas abaixo de zero e massa de ar polar. A chuva congelada - que tem gotículas endurecidas, ao invés de flocos - também pode ser registrada nos próximos dias.