Desde segunda-feira (22), as autorizações para corte ou poda de vegetação em Farroupilha devem ser solicitadas pelo Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), do Ibama. Diante da mudança, não serão mais aceitas solicitações na Secretaria do Meio Ambiente do município.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Ilha, houve uma discussão grande em torno do Sinaflor e o prazo de implantação até chegou a ser prorrogado, mas, a partir de agora, todas as solicitações devem ser feitas pelo site.
— Estamos indicando que o requerente faça todas as solicitações pelo sistema. Vamos enfrentar problemas com o cidadão que não tem muito contato com as ferramentas online, mas vamos tentar compartilhar informações sobre ele — explica Ilha.
Conforme o secretário, até pessoas que já trabalham com sistema online estão tendo dificuldades em se familiarizar com este novo processo. Para tanto, o município pretende disponibilizar, uma vez por semana, um funcionário para sanar todas as dúvidas da população. O serviço deve ser oferecido nas próximas semanas, mas o horário ainda não foi definido.
Até o momento, não houve nenhuma solicitação feita por meio do site Sinaflor. Mas, a recomendação é que se o sistema apresentar algum problema, o processo antigo seja retomado, para que o cidadão não seja prejudicado.