Caxias do Sul deu um importante passo na aproximação efetiva com a Região das Hortênsias. Este avanço trata-se de seguir rumo a um território muito favorável ao mundo dos negócios.
Neste contexto, podemos apontar cinco fatores favoráveis para esta decisão estratégica. O estabelecimento do novo aeroporto na região, a definição de zonas de interesses turísticos nas proximidades, uma região com vocação agrícola já instalada no local podendo ser ampliada quantitativamente e qualitativamente, maior proximidade com a BR 101 e acesso compartilhado com mercados já consolidados.
O novo aeroporto irá ampliar a capacidade logística do município e região. O transporte aéreo ocupa atualmente uma tímida posição no município, onde dos 82 grupos de arrecadação bruta analisados, ocupa o 75° lugar, ou seja, insignificante na atualidade. Pelo perfil local podemos incorporar este segmento econômico, ampliando-o substancialmente à economia local.
O agronegócio, nesta região existe a maior área contígua de terras disponíveis para o plantio de hortifrutigranjeiros do município, tendo espaço para a sua expansão.
O turismo, através da regulamentação das Zonas de Interesse Turístico (ZIT’s), será possível expandir, incrementar e desenvolver setor rapidamente. As belezas naturais, as características personalíssimas da região, e o perfil rural, podem ser explorados pelo setor turístico, principalmente nos eixos de acesso, onde hotéis, pousadas, restaurantes e similares terão possibilidade para se instalarem.
A BR-101 é o mais importante acesso rodoviário ao centro do país, ligando os mercados consumidores nacionais, principalmente ajustado com o novo aeroporto e até o futuro porto no litoral norte do estado, virão a ser um enorme avanço logístico, juntamente com a duplicação da Rota do Sol.
Compartilhe suas opiniões com o Pioneiro. Você pode enviar cartas com até 200 caracteres ou artigos com até 2.100 caracteres para o e-mail leitor@pioneiro.com. Não esqueça de enviar seu nome completo, profissão, endereço, telefone e número do CPF. Os textos estão sujeitos a edição.