Dois princípios de incêndio precisaram ser combatidos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi no início da noite desta segunda-feira (22). Ambos ocorreram no município, que teve alta incidência de raios no momento das ocorrências.
Os chamados foram registrados com apenas uma hora de diferença - entre 18h10min e 19h10min - e ocorreram em uma loja do centro da cidade e um prédio residencial do bairro São Francisco. Ninguém se feriu.
No primeiro caso, moradores da Rua Frei Miguel, 668, acionaram a corporação com o relato de fumaça no prédio de quatro andares, logo depois de ouvirem o estrondo de um raio. Os bombeiros combateram o princípio de incêndio que se deu na caixa de distribuição de energia do edifício. Alguns moradores foram conduzidos ao Hospital São Pedro para avaliação, por conta da inalação de fumaça. Todos passam bem.
Uma hora depois, o chamado partiu de uma loja de roupas localizada na Rua Jacob Ely, no centro de Garibaldi. Segundo os bombeiros, a ligação foi recebida logo depois de um estrondo ser escutado na área central da cidade.
Após a descarga, o fogo que atingiu a fiação elétrica do segundo andar da loja, consumindo o forro de PVC, foi combatido pelos bombeiros com uso de aproximadamente 200 litros d'água. De acordo com a corporação, a estrutura do prédio não foi comprometida e a mercadoria - que estava depositada no mesmo andar - não restou danificada.
O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Ridan Villa, afirma que a incidência de raios no período das ocorrências era alta, mesmo que com pouca chuva. A descarga elétrica causada pelos raios é a causa mais provável em ambos os atendimentos, de acordo com Villa.
Ainda segundo o comandante, não existe uma forma totalmente garantida de prevenir incêndios causados por descarga elétrica de raios, mas algumas medidas podem ser tomadas como forma de prevenção.
— A prevenção pode ser feita com uma boa instalação elétrica e um bom aterramento.
Leia também
"Eles estavam em viagem de férias" conta amigo de homem morto em acidente de Antônio Prado
Identificado casal morto em acidente na ERS-122, em Antônio Prado
Saiba quem é o estudante caxiense que vai cursar engenharia aeroespacial no Canadá
Sistema que permite a identificação de veículos roubados começará a ser instalado até a metade de agosto em Farroupilha