Realizado uma vez por ano como uma obrigação legal que permite também o controle e a manutenção de bens públicos, o inventário de bens móveis de 2019 foi iniciado na segunda-feira (8), em Caxias do Sul.
A ação realizada em todas as unidades da prefeitura pretende verificar a existência e a localização de 146,6 mil bens entre móveis, equipamentos, acessórios, veículos e maquinários.
A Comissão de Inventário é composta por 66 servidores, divididos em 10 grupos, que passarão por 541 locais realizando o levantamento de cada item e sua localização de acordo com o cadastro patrimonial já existente. A atividade é coordenada pela Seção de Patrimônio Móvel da SMRHL e segue até 30 de setembro.
O procedimento de conferência é feito por equipes formadas por servidores de unidades diferentes das quais onde é feito o levantamento. Ainda no mês de junho, os participantes tiveram treinamento para a realização do inventário.
Para a secretária de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi, a atividade estimula a manutenção da organização e a troca de experiências. Além disso, o uso dos leitores digitais deram agilidade e objetividade para o trabalho.
— A metodologia adotada nas últimas edições do inventário tem permitido um controle mais efetivo do patrimônio com a redução das divergências — afirma.
Em caso de divergências ou falta de algum bem, a Seção de Patrimônio Móvel abre um processo administrativo que é encaminhado à Corregedoria Geral para averiguação de informações. Quando é constatado algo irregular, abre-se uma sindicância.