Os proprietários das quatro bancas de revista localizadas em espaços públicos de Caxias do Sul deverão cumprir a notificação da prefeitura e deixar os espaços até as 16h desta quarta-feira (24).
A ação popular protocolada pela manhã, na tentativa de reverter a decisão do Município, foi indeferida à tarde pelo juiz João Pedro Cavalli Júnior, que responde pela 2ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública.
Leia mais
Bancas de revista de Caxias entram com nova ação contra o município para impedir fechamento
Prefeitura de Caxias diz que liminar obtida pela Câmara não impede fechamento de bancas de revistas
Na sentença, o juiz relata que "mesmo que se diga que o ato administrativo atente contra o patrimônio histórico e cultural do Município, não restou comprovada a lesão ao erário, nem aos bens ou valores artísticos, cívicos, culturais, ambientais ou históricos da comunidade, ou mesmo violação à decisão liminar vigente, proferida no Mandado de Segurança impetrado pela Câmara de Vereadores".
Ainda conforme a sentença expedida, o juiz entende que a notificação de desocupação não afronta a decisão liminar "pois tal medida não implica necessariamente em descaracterização dos espaços, muito menos em sua demolição propriamente dita".
A notificação do município se baseia no entendimento de que a liminar obtida pela Câmara de Vereadores no último dia 12 impede apenas a demolição das bancas e não o fechamento. Nesta quarta-feira, o prazo de 90 dias acordado entre os donos das revistarias e a prefeitura durante audiência de conciliação chega ao fim e a administração municipal entende que os atuais permissionários devem entregar as bancas.
O advogado Adir Rech afirma que os proprietários deverão deixar as bancas na tarde desta quarta-feira (24). Ele conta que foi pego de surpresa pela notificação de desocupação emitida pela prefeitura e que, após a ação desta manhã, não tem mais o que fazer por enquanto.
Leia mais
"Minha vida está indo embora", lamenta dona da Banca da Ana, em Caxias, após ordem de retirada
Ivanda Francescatto mantinha banca ao lado da prefeitura de Caxias há 34 anos
— Vamos deixar passar essa turbulência. O que tínhamos pra fazer, na prática, fizemos, para evitar que as bancas fossem descaracterizadas e continuassem funcionando.
Segundo Rech, a estrutura das bancas pertence aos proprietários e ainda não há uma definição referente à indenização ou remoção. O representante lamenta o desfecho:
— É uma falta de bom senso, estamos destruindo a história e o futuro da cidade. A história das bancas se foi, infelizmente é algo que não volta mais.
Leia mais
Banca de revista da praça Dante em Caxias é demolida pela prefeitura
Empresários ganham prazo de 90 dias para permanecer nos espaços públicos em Caxias
Bancas de revistas da praça Dante Alighieri, em Caxias, ganham mais tempo para desocupar espaços
Prefeitura de Caxias suspende concorrência para ocupação de bancas fora da Praça Dante Alighieri
Liminar suspende retirada de bancas na Praça Dante Alighieri, em Caxias
Bancas de revistas da praça Dante Alighieri, em Caxias, ganham mais tempo para desocupar espaços
Faz sentido retirar as bancas da Praça Dante Alighieri, em Caxias?
Praça Dante Alighieri, em Caxias, ganhará carregadores de celular e bancas de jornais serão retiradas
Praça Dante Alighieri, em Caxias, será fechada parcialmente para revitalização no segundo semestre
Nova liminar proíbe prefeitura de retirar ou demolir bancas de revistas de Caxias
Prefeitura de Caxias diz que liminar obtida pela Câmara não impede fechamento de bancas de revistas
Prefeitura de Caxias dá prazo de 24 horas para desocupação de bancas