O novo bispo que assumirá o cargo no lugar de Dom Alessandro Ruffinoni será conhecido nesta quarta-feira, com anúncio oficial às 7h. Em 16 de maio do ano passado, o bispo enviou uma carta ao Vaticano anunciando sua renúncia. O pedido ocorreu porque, ao completar 75 anos, os bispos são obrigados a abrir mão do cargo e aguardar o envio de um sucessor a ser definido pelo papa Francisco. Após o anúncio, o processo de transição entre Ruffinoni, à frente da Diocese de Caxias do Sul desde 2011, e o novo religioso pode levar até dois meses.
A igreja não fala em possíveis nomes, pois é tradição manter em segredo. Mas, em entrevista ao Pioneiro no ano passado, o bispo disse que imagina que a experiência possa ser um dos critérios que o papa Francisco usará para escolher entre os nomes indicados. A Diocese de Caxias do Sul tem 73 paróquias, um santuário diocesano e 983 comunidades, firmando-se como uma das maiores do Estado.
Leomar Antônio Brustolin, Adelar Baruffi, Neri José Tondello, Vital Corbellini e Ricardo Hoepers são prováveis nomes, já que atuam como bispos em outras comunidades. Você tem algum palpite? Vote na enquete!