Mais dois focos do mosquito Aedes aegypti foram localizados em Caxias do Sul. Com isso, a cidade já registra 32 focos do inseto que pode transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya. As larvas estavam dentro de um pneu em uma residência e dentro de uma fonte de um estabelecimento comercial. Ambos foram encontrados no bairro Centenário, na semana passada, mas a informação foi divulgada na segunda-feira (17).
Em todo o ano passado, foram encontrados 17 criadouros, ou seja, neste ano a cidade já registrou quase o dobro de focos em relação a 2018. Mesmo assim, Caxias do Sul não teve nenhum caso de doenças causadas pelo mosquito. Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Daiana Souza da Silva, o município tem o mosquito, mas não tem o vírus circulante.
Leia mais:
Caxias e Bento já registram mais do que o dobro de focos do mosquito Aedes Aegypti
Dois municípios mais populosos da Serra têm salto de mais de 135% em focos de Aedes aegypti
A Vigilância Ambiental continuará com a fiscalização intensificada. Sendo assim, o número de focos pode aumentar. Conforme Daiana Souza da Silva, enquanto os criadouros aparecerem, haverá fiscalização.
— O tempo está favorecendo a criação, então vamos continuar fiscalizando e notificando os moradores. Quando começar a esfriar, a expectativa é que diminuam os focos — explica a coordenadora da Vigilância Ambiental.
Até o momento, foram 11 bairros ou loteamentos registraram criadouros. Veja quais:
:: Alvorada (07)
:: Bela Vista (01)
:: Centenário (05)
:: Desvio Rizzo (01)
:: Esplanada (08)
:: Mariani (01)
:: Presidente Vargas (02)
:: Salgado Filho (01)
:: Santa Lúcia Cohab (04)
:: Santa Lúcia (01)
:: Nossa Senhora das Graças (01)