Um grupo de professores e funcionários da rede estadual de Caxias do Sul participa, na tarde desta segunda-feira (3), de uma paralisação em Porto Alegre contra o atraso de salários por parte do Governo do Estado. Conforme o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato), pelo menos 20 servidores se deslocaram até a Capital para participar do ato, previsto para iniciar às 13h.
Em função da mobilização, a Escola Estadual de Ensino Médio Olga Maria Kayser não terá aula nos três turnos nesta segunda-feira. Esta é única escola contatada pela reportagem que terá alteração significativa na rotina diante do ato programado pelo sindicato. Na manhã desta segunda-feira, entramos em contato com 10 escolas (confira mais abaixo).
— É uma forma de pressionar o Governo para nos receber e atender as nossas pautas. O último reajuste salarial foi no governo Tarso. Desde então, nem reposição da inflação nós tivemos, por isso estamos solicitando reajuste — explica a vice-diretora do 1º Núcelo do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) de Caxias do Sul, Ana Paula Santos.
Confira o funcionamento de algumas escolas contatadas pela reportagem:
:: Escola Olga Maria Kayser - paralisação nos três turnos.
:: Colégio Imigrante - aula normal.
:: Instituto Cristóvão de Mendoza - tem aula normal.
:: Escola Professor Apolinário Alves dos Santos - três professores da tarde vão paralisar as atividades. São do 3º, 4° e 5° ano do ensino fundamental. Os demais trabalham normalmente.
:: Escola Província de Mendoza - a escola tem aulas normalmente. Apenas uma funcionária da secretaria vai participar do ato.
:: Escola Alexandre Zattera - aula normal.
:: Escola Melvin Jones - aula normal.
:: Colégio Estadual Emílio Meyer - aula normal.
:: Escola Abramo Eberle - aula normal.
:: Escola Victorio Webber - aula normal. Uma funcionária vai a Porto Alegre, mas a falta não irá interferir nas atividades da escola, de acordo com a direção.