Um dos pontos mais frequentados de Caxias do Sul, o Parque Getúlio Vargas (dos Macaquinhos), está mais uma vez às escuras. Para correr à noite, frequentadores do espaço têm improvisado e usam a lanterna do celular, mas se queixam da insegurança no local. As reclamações não param por aí.
Leia mais
Iluminação do Parque dos Macaquinhos, em Caxias, é reativada de forma provisória
Moradores reclamam de falta de iluminação no Parque dos Macaquinhos em Caxias
Eles também cobram a troca de bebedouros que estão vazando, troca de lixeiras, manutenção nas calçadas, principalmente, na Rua Dom José Barea, que tem desníveis em função da raiz das árvores, e a retirada de entulhos que foram deixados na Avenida Vindima depois de a prefeitura demolir um prédio que fez parte da história de Caxias do Sul por mais de 30 anos.
A advogada Jaqueline Mari de Ross, 49 anos, frequenta o Parque dos Macaquinhos diariamente. Ela acessa o espaço pela escadaria da Avenida Vindima, próximo do que sobrou da lancheria que foi retirada com uma retroescavadeira no dia 4 deste mês. Para ela, os entulhos são o retrato do descaso com o parque.
— O problema não é mudar porque mudanças são necessárias e sempre bem-vindas, mas sim a condução feita. A retirada que alegam ser necessária deixou o espaço pior, tanto esteticamente, porque o ambiente está feio e sujo, quanto do ponto de vista da insegurança, porque a sensação que passa é de abandono. O prédio tinha que ser retirado? Ok, mas então porque não colocar bancos no lugar ou reaproveitar o material retirado daqui. Me parece que falta preocupação com o que existe e descaso com o resultado;
Ela acrescenta que o Parque dos Macaquinhos merece ser bem cuidado.
— O Parque é o pulmão de Caxias do Sul e esse descuido com o espaço e o entorno me entristece. As pedras das calçadas estão soltas, há desníveis que dificultam a locomoção e colocam em risco os pedestres e podem provocar acidentes. O Parque dos Macaquinhos é a casa de todos os caxienses e pagamos impostos para manter o que é nosso bem cuidado.
O que diz a prefeitura sobre a falta de iluminação
A falta de luz no Parque dos Macaquinhos ocorre devido ao furto de cerca de um quilômetro de cabos de cobre registrado na madrugada do domingo de Páscoa. Nesta ocorrência, os ladrões levaram quase um quilômetro de cabos trifásicos, avaliados em cerca de R$ 15 mil. No dia 23 de abril à tarde, as equipes da Secretaria de Obras trabalharam para restabelecer e à noite já foram furtados novamente.
Três dias depois, no dia 26, a energia foi restabelecida em alguns pontos e no dia 29 foram instaladas as tomadas para um evento que ocorreu no dia 1º de maio. A iluminação foi restabelecida de forma emergencial, o que garantiu que as luminárias da pista de caminhada e da quadra de esportes fossem ligadas. Passado dois meses da primeira ocorrência o Parque voltou às escuras. Na descida da escadaria, próxima a Avenida Vindima, é visível há vestígios da tentativa de furto dos cabos.
O secretário de Obras, Leandro Pavan, afirma que uma parte do espaço seguia iluminado, e que foi informado pela reportagem que o parque está novamente às escuras. Ele acredita que um novo furto possa ter ocorrido o que seria verificado pela equipe. Sobre a troca dos cabos, Pavan explica que não há no estoque o tipo de material furtado (cabos trifásicos), e por isso não há previsão de reposição.
— Encaminhamos o pedido de dispensa de licitação para efetuar a troca dos cabos de energia elétrica e consertar onde foram furtados. Vamos verificar se há novas ocorrências e o que nos preocupa é que corremos o risco de trocar assim que o material chegar e os cabos serem roubados logo depois do conserto — admite.
O diretor executivo da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Siqueira, ressalta que a Guarda Municipal tem realizado rondas para reduzir os furtos.
— Temos flagrado situações em que pessoas ao observar nossa chegada acabam fugindo e conseguimos identificar tentativas de furto dos cabos. Nos últimos três meses prendemos pessoas em situação de flagrante e recuperamos material furtado em mais de uma ocasião. Vamos continuar com rondas surpresas para reduzir esse tipo de ocorrência e manter a segurança no Parque dos Macaquinhos.
O prejuízo com o furto dos cabos em abril foi avaliado em R$ 15 mil aos cofres públicos.
O que diz a prefeitura sobre as demais demandas dos frequentadores do Parque
O diretor de Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Luís César Vacchi, ressalta que a equipe de manutenção constatou vazamento em dois bebedouros e problemas em lixeiras:
— A licitação para os bebedouros não teve interessados, então vamos ter que buscar uma nova alternativa. A licitação para as lixeiras está em andamento para que possamos realizar as trocas necessárias e estamos sempre monitorando para garantir que o espaço esteja limpo e bem conservado.
O secretário Pavan ressalta que sobre as pedras soltas e desníveis uma equipe irá até o Parque dos Macaquinhos para o levantamento do que precisa de reparos. Ele também se comprometeu em contatar a Codeca ou Semma para que retiram os entulhos do que sobrou da lancheria próxima ao acesso ao parque.