A Câmara Municipal de Caxias do Sul vai sediar, nesta sexta-feira (28), às 14h, um fórum para traçar um diagnóstico dos hospitais da região e, com isso, elaborar estratégias para zerar a fila de espera por cirurgias de traumatologia. A reunião é promovida pelo Parlamento Regional da Serra Gaúcha.
Somente em Caxias do Sul, até meados deste mês, a especialidade figurava no topo da lista das cirurgias eletivas autorizadas e não realizadas, com 1.216 pacientes na espera, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde.
De acordo com a presidente do Parlamento, a vereadora Patrícia Camassola Tomé, de São Marcos, o encontro busca entender as estruturas físicas, operacionais e financeiras das instituições. Para isso, foram convidados para explanar sobre o assunto representantes da Secretaria Estadual da Saúde e da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul. O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), prefeito Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves, também estará presente.
O evento será aberto ao público, incluindo prefeitos municipais, vereadores, secretários municipais da Saúde e diretores de instituições hospitalares dos 19 municípios que compõem o Parlamento Regional.