A tradicional distribuição de pãezinhos que se repete no dia 13 de cada mês, no Santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, será intensificada nesta quinta-feira (13) durante a 141ª edição da festa que celebra o padroeiro da cidade.
As celebrações realizadas ao longo do dia, que é feriado municipal, aguardam mais de 20 mil pessoas e contarão com a distribuição de 85 mil pãezinhos. São aproximadamente 430 quilos do produto, doado por estabelecimentos e moradores que colaboram com o evento.
— São muitas padarias que contribuem para o sucesso da festividade doando a quantidade que podem oferecer, de acordo com a capacidade de produção, sempre prezando por esse ato de caridade, ano após ano — afirma um dos voluntários do evento, Rui José Flaiban, que está à frente da coleta dos pães há mais de 30 anos.
De acordo com eles, as doações são produzidas e recolhidas na semana da festa e distribuídas por voluntários, após serem bentas pelos sacerdotes presentes nas missas em honra a Santo Antônio, que ocorrem durante a programação de 13 de junho.
Origem da tradição
A distribuição de pães é uma tradição milenar que, segundo a devoção Antoniana, tem o intuito de alimentar o corpo e a alma dos fiéis. O gesto é relacionado a um milagre de Santo Antônio, em que a mãe de um menino de 20 meses que teria se afogado, prometeu ao religioso que, se seu filho fosse salvo, ela doaria aos pobres uma quantidade de pão igual ao peso da criança.
Em Bento Gonçalves, desde 1878, quando o sacerdote Giovanni Menegotto, de Pádua, foi designado para atuar na então colônia Dona Isabel, a festa em honra a Santo Antônio é realizada anualmente com forte apelo comunitário – tendo a implantação gradual da distribuição dos pãezinhos aos devotos.
Atenção ao trânsito
A organização da Festa de Santo Antônio informa que no dia do evento, a partir das 14h, haverá interrupção total do trânsito na Rua Marechal Deodoro, desde a Rua Júlio de Castilhos, para a missa campal. Às 16h, a procissão exigirá atenção dos motoristas que trafegarem pelas ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa e Marechal Deodoro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-1634.
Programação - 13 de junho
:: 6h - Alvorada Festiva com Repicar dos Sinos no Santuário e em todas as Comunidades
:: 7h - Missa no Santuário (Pe. Gilnei Antônio Fronza)
:: 08h30min - Missa no Santuário (Pe. Izidoro Bigolin)
:: 10h - Missa no Santuário (Dom Paulo Antônio De Conto, bispo emérito de Monte Negro)
:: 12h - Almoço Festivo no Salão Paroquial
:: 15h - Missa Solene Campal, seguida de Procissão com Santo Antônio, pelas ruas centrais (Bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin)
:: 18h - Missa de Ação de Graças e Apresentação dos Casais Festeiros de 2020 no Santuário (Pe. Ricardo Fontana)
Leia também
Tutora de papagaio apreendido em Caxias responderá por crime ambiental
Vereadores se mobilizam para criação da Delegacia do Idoso em Caxias do Sul
Ao menos 10 pessoas estavam em bar no momento da chacina com cinco mortos em Bento Gonçalves
Saiba como consultar a restituição do Imposto de Renda via computador ou celular