Cansado de ver carros com o pneu furado e depois de "sentir na pele" o risco de ser surpreendido por um enorme buraco na ERS-122, em São Vendelino, Dário Micael Aurélio da Silva, 55 anos, decidiu ajudar quem circula pela rodovia. Já que a "cratera", localizada cerca de dois quilômetros antes do entroncamento com a ERS-446, no sentido Farroupilha-Porto Alegre, não é fechada, o empresário mandou fazer, por conta própria, duas placas de alerta aos motoristas. A primeira informa a existência da depressão na pista, 100 metros adiante, enquanto, a segunda, é mais enfática: afirma que o buraco foi "adotado" por Silva.
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A intenção de adotar alguma medida de alerta aos motoristas surgiu na semana passada, quando o empresário de Farroupilha, e a esposa, se deslocavam a Porto Alegre. A mulher precisava embarcar em um voo no Aeroporto Salgado Filho. Ao passar pelo buraco, que ocupa metade da pista da descida da Serra, por pouco não tiveram o pneu do carro furado.
— Fiquei pensando no que eu poderia fazer. Quando cheguei em Canoas, tive a ideia de instalar a placa. Na quarta mesmo, já encomendei e ficou pronta de um dia para o outro — relata.
Moradores do entorno relataram ao empresário que cerca de 20 carros por dia caíam na cratera até a sexta-feira (31), quando a placa foi instalada. Agora, segundo o autor da ideia, o número quase zerou.
— Eu fiz as contas: com 20 carros por dia que gastam cerca de R$ 800 reais no conserto, esse buraco dá um prejuízo, por baixo, de R$ 200 mil, R$ 300 mil por mês. Aquelas placas custaram R$ 80 e foi o melhor investimento da minha vida. Eu coloquei sexta-feira, eram 17h, chovendo, mas mesmo com chuva achei que valia a pena ir lá instalar porque, se eu evitasse que um carro se arrebentasse, já valeria meu esforço. Eu não contratei ninguém, coloquei com ferramentas que eu tinha em casa. Passei quatro vezes depois da instalação da placa e não vi nenhum carro parado. Antes, sempre tinha.
A intenção de Silva, que em dezembro de 2018 viu quatro funcionários da loja que administra morrerem em um acidente em outra rodovia estadual que cruza a região, a RSC-453, era não apenas informar aos motoristas, que no ponto há um buraco, mas também consertar a cratera. Ele só não tomou a iniciativa por precaução.
— Meu advogado disse que eu poderia ser processado, porque é público. Se o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) me der um papel autorizando, amanhã, no máximo quinta-feira (6), estará fechado. Esse buraco eu adotei — finaliza.
O Daer tem relatado que aguarda liberação orçamentária da Secretaria da Fazenda para realizar a manutenção das rodovias estaduais. Sobre a possibilidade de autorização para o empresário realizar o conserto, o Daer afirma "que não existe uma previsão na lei para que se autorize um cidadão a fazer o conserto de um buraco".