Centenas de professores, estudantes e funcionários públicos estão reunidos na praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias. O grupo aderiu a Greve Nacional pela Educação. A mobilização é contra o corte de 30% do Governo Federal para a pasta. Eles também se manifestam contra reforma da previdência.
Estudantes de Caxias e da região temem o sucateamento do ensino. Ramona Fagundes, da União de Estudantes do Instituto Federal de Ensino, afirma que o corte de verbas atinge as esferas da sociedade.
— Não é só 30%. Esse corte é muito maior. O sucateamento vem acontecendo há anos, mas agora todas as estancias da educação serão afetadas. O acesso dos estudantes ao ensino será cada vez mais difícil. Não vamos deixar acabar com as bolsas e com as pesquisas — afirma ela.
A representante da União Caxiense dos Estudantes (UCES), Lauren Guterres, afirma que os alunos vão seguir mobilizados até obter mudanças.
— Estamos na Praça Dante desde a manhã para lutar contra a falta de professores e o corte de verbas que afeta todo o ensino.
Os servidores municipais também se mobilizam pela campanha salarial e pela qualidade do serviço público.
Está agendada para o dia 14 de junho uma Greve Geral contra a reforma da previdência.