O estoque de todos os tipos sanguíneos no Banco de Sangue de Caxias do Sul estão praticamente zerados. A situação é considerada crítica, uma vez que há sangue para atender à demanda de 16 hospitais da região, via convênios, por no máximo uma semana. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) também está com os estoques baixos. O Hemocs fornece sangue a todos os hospitais que atendem ao Sistema Único de Saúde, de Caxias e região.
A coordenadora de captação do Banco de Sangue, Linéia Espindula, explica que o número de doadores cai consideravelmente de um ano para o outro:
— No ano passado 13,5 mil pessoas doaram sangue. Pelo nosso controle cerca de 9,5 mil voltam a doar. Muitos se envolvem no seu dia a dia, com a rotina e não retornam, mas nós precisamos de doadores. Apelamos a comunidade para que repita esse gesto de amor, de doar vida.
Em abril, 1.083 doadores compareceram ao Banco de Sangue, mas é necessário cerca de 1,5 mil doadores para manter os estoque em dia.
— Temos que contar com um número maior de doadores. Para manter o estoque de sangue O, por exemplo, precisamos por mês de 110 doadores com sangue O positivo e 40 com sangue O negativo — ressalta.
A diretora geral do Hemocs, Carolina Karen Brum, também pede a colaboração da população para repor os estoques:
— Precisamos de doação todos os dias porque os estoques de todos os tipos sanguíneos estão baixos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, somente 1,6% da população brasileira doa sangue, isso significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil pessoas.
O Banco de Sangue abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o serviço funciona das 7h30min ao meio-dia. Doações podem ser feitas por agendamento, para um atendimento mais rápido, pelo Whatsapp (54) 9 9113-4710 ou pelo telefone (54) 3027-8600. O Banco fica na Rua Garibaldi, nº 476, no centro. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira das 8h30min às 17h, sem fechar ao meio-dia e aos sábados, das 8h às 11h30min. O Hemocentro está localizado na Rua Ernesto Alves, 2260, na área central. O telefone para contato é o (54) 3290-4543.
O que é preciso para doar:
- Apresentar documento oficial com foto;
- Estar bem de saúde;
- Idade entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos podem realizar doação com consentimento formal do responsável legal);
- Peso acima de 50kg;
- Não ter contraído hepatite viral após os 11 anos de idade;
- Não ter diagnóstico de Doença de Chagas;
- Não apresentar risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
Fatores que impedem a doação
- Ter ingerido comidas gordurosas em menos de 3 horas;
- Ter fumado em menos de 1 hora;
- Ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12h;
- Ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
- Estar gripado _ é necessário aguardar 15 dias após o término dos sintomas;
- Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva em menos de 12 meses;
- Ter feito alguma vacina em menos de 30 dias;
- Ter realizado algum procedimento endoscópico em menos de seis meses.
Leia também:
Vice-governador garante novos policiais militares na Serra para o segundo semestre
Após atropelamento com morte, prefeitura de Caxias instala faixas de pedestres em rua
Mais de 7 mil pessoas são vacinadas contra a gripe no sábado em Caxias do Sul