As vendas da Feira do Peixe Vivo em Caxias do Sul neste ano aumentaram cerca de 20% em relação a 2018. Foram 25,5 toneladas comercializadas na Praça Dante Alighieri, entre a terça (16) e a quinta-feira (18), desta semana. A estimativa é de que o volume corresponda a cerca de R$ 330 mil, com base no preço médio das espécies. O valor preciso será confirmado ao longo da próxima semana.
No ano passado, a feira do Peixe Vivo de Caxias ocorreu na Praça das Feiras e foram vendidas 20,8 toneladas na ocasião. Com base em um preço médio, esse volume corresponderia a cerca de R$ 260 mil.
Conforme Flávio Hillebrand, da Secretaria da Agricultura de Caxias e responsável pela organização da feira, a localização melhor na Praça Dante Alighieri contribuiu para o incremento das vendas, porque há um fluxo maior de pessoas nesta área central. Além disso, na quinta-feira, a Feira do Peixe Vivo coincidiu com o Ponto de Safra, o que também auxiliou para alavancar as vendas no último dia do evento.
Todos os participantes da feira são de Caxias do Sul. Para os produtores, é um complemento de renda. Nesta edição, participaram quatro vendedores na terça-feira, número que foi aumentando nos dias seguintes, com sete na quarta-feira e oito na quinta-feira.
A maior parte dos produtores do interior de Caxias está na região da 2ª Légua, mas a produção também está distribuída em outras áreas do município.