O atendimento na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Desvio Rizzo, em Caxias, será restabelecido no início da tarde desta segunda-feira (15). Pela manhã o posto ficou fechado para higienização dos consultórios que ficaram alagados após o temporal do último sábado.
Leia mais
UBS do bairro Desvio Rizzo e Caps, de Caxias, terão atendimento alterado em virtude do temporal
Domingo é dia de consertar telhado, retirar árvores das ruas e restabelecer a luz em Caxias depois da tempestade
Número de casas danificadas pelo granizo em Caxias do Sul chega a 180
Cem casas ficam destelhadas após temporal em Caxias do Sul
Conforme a Secretaria da Saúde, equipes do setor de TI também precisaram verificar a situações dos computadores para poder retomar o atendimento. O setor de odontologia da unidade, porém, voltará a atender apenas na quarta-feira (17). Já o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cidadania, também atingido pelo fenômeno está com as oficinas suspensas nesta segunda, mas os atendimento individuais ocorrem normalmente.
Em Farroupilha, as cirurgias eletivas que estavam marcadas para esta segunda no Pronto Atendimento da Unimed serão remarcadas. O prédio ficou alagado e ainda há problemas a serem resolvidos na sala de recuperação. A realização de cirurgias nesta terça (15) ainda está em avaliação. O atendimento ficou interrompido por menos de uma hora no sábado, e os serviços de urgência e emergência já funcionam normalmente.
— As calhas não deram conta de tanto gelo que tinha e a água entrou em todo o pronto atendimento. Ainda ontem havia gelo — afirma Lilian Krejci, coordenadora da Unidade.
Situação parecida ocorreu no UCS Teatro, que sediava 14º Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha, com diversos palestrantes. Durante uma das apresentações, uma grande quantidade de água começou a cair no palco do teatro.
— Foi impressionante, nunca tinha visto coisa igual. Chovia igual na rua — lembra o radialista Sérgio Chaves, espectador da palestra.
Rapidamente funcionários da universidade secaram o palco e a programação prosseguiu normalmente. A UCS disse que foi causado pelo entupimento da calha pelo granizo, mas que o problema já foi consertado e a programação do teatro está mantida.
Em Bento Gonçalves, uma das salas da Escola de Municipal Ensino Fundamental Liette Tesser Pozza está interditada após o telhado de todo o prédio ser danificado. No entanto, conforme a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, a escola tem outras salas à disposição dos estudantes da manhã. Já os alunos da tarde terão aulas no auditório.
Na prefeitura de Caxias, o temporal atingiu o auditório e também a Procuradoria Geral do Município. Na manhã desta segunda, porém, os espaços passavam por limpeza, segundo o coordenador da Defesa Civil, José Magagnin.