Uma ação do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) promete ressignificar o consumo e a destinação de plásticos em Caxias do Sul. O projeto Plástico do Bem, desenvolvido pela primeira vez no ano passado, em escolas de Farroupilha, abraça agora a rede municipal caxiense, envolvendo os cerca de 35 mil estudantes matriculados nas 81 instituições de educação fundamental. Com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e também do instituto socioambiental Plastivida, a iniciativa promove o conhecimento a respeito do uso e descarte de plásticos, criando uma ponte entre as empresas de reciclagem e as escolas. Serão mais de 160 horas de capacitação para estudantes e professores, com implementação por etapas.
A primeira fase contemplará 5.891 estudantes e 647 educadores de 15 escolas locais. A ação teve início nesta segunda-feira (15), com ato realizado Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcial Pisoni, que atende 384 alunos no bairro Bela Vista. Estudantes da Educação Infantil realizaram o primeiro depósito de resíduos plásticos nos chamados big bags. Cada quilo arrecadado renderá R$ 1 para a escola, pago pela empresa de reciclagem, que realiza a coleta deste material. O pagamento é feito direto à escola, por meio do Conselho de Pais e Mestres (CPM), tornando-se uma renda extra para uma série de investimentos.
Além da conscientização ambiental e dos recursos financeiros revertidos à escola, o projeto ainda facilita a vida dos recicladores, que recebem um material limpo e devidamente separado para a destinação. Proprietário da reciclagem caxiense que é parceira do projeto desde o início, com as escolas de Farroupilha, Amarildo Moreira destaca a importância do projeto.
— Está sendo cem por cento de aproveitamento. Em Farroupilha, tivemos 18 toneladas de material recolhido, que ficaria exposto à natureza. Em um país que tem pouca reciclagem, é importante ensinar os pequenos para que eles pensem como vão querer o mundo mais à frente — relata Moreira, que realizará também as coletas em Caxias, conforme os big bags forem enchidos.
— O plástico é um produto que nos beneficia muito, com diversas aplicações, a gente só precisa aprender a descartá-lo corretamente, destinando à reciclagem — afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, entidade que desenvolve a capacitação junto às escolas.
Para a diretora da Vereador Marcial Pisoni, Daiane Verza, a implantação do projeto tende ser bem sucedida, uma vez que os alunos já estão habituados com uma série de ações, com atividades pedagógicas voltadas à preservação do meio ambiente. Além disso, o valor arrecadado com a destinação dos plásticos já tem uma destinação em vista:
— O nosso maior sonho, uma ambição grande até, seria uma quadra coberta. A gente quer proporcionar isso aos nossos estudantes, que esperam desde 1992. São R$ 150 mil e a gente sabe que é um real por quilo, mas é um começo. A gente vai estar sempre lutando pra conseguir o melhor pra nossa escola e nossa comunidade — garante a diretora.
Tipos de plásticos limpos que podem ser encaminhados ao projeto:
:: garrafas PET de qualquer tamanho
:: embalagens rígidas, como as de xampu, cosméticos, detergentes e produtos de limpeza
:: potes e tampas diversos, como os de produtos alimentícios
Mais informações pelo e-mail vanessa@simplas.com.br ou pelo telefone (54) 3013.8484.