O surgimento de uma cobra no terreno de uma empresa em Caxias do Sul preocupa moradores e comerciantes no bairro Sanvitto II, que buscam ajuda para o resgate do animal, que está ao lado do muro que dá acesso a uma fábrica. O empresário Iuri Dalmas, quem avistou a espécie, acionou bombeiros e Patram ainda no domingo. Ele aguardava, até o fim da manhã desta segunda, pelo resgate do animal. No entanto, a equipe da Patrulha Ambiental (Patram) não disponibiliza, desde o domingo, servidores que possam recolher a cobra.
De acordo com o professor universitário Guilherme Guzzo, do curso de Biologia da UCS, trata-se de uma jararaca, animal bastante venenoso.
— Eu perdi dois cachorros nos últimos dias que morreram de forma repentina, e estavam no mesmo espaço que encontrei essa cobra no domingo. Estamos desde ontem monitorando para ver se a cobra se move daí. Não sei o que fazer, não quero matar um bicho desses. Se alguém recolhesse ele, ficaríamos mais tranquilos — desabafa o empresário que descobriu o animal.
Segundo servidores da Patram, só há equipe disponível para o recolhimento do animal a partir das 14h desta segunda-feira.
A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas ninguém atendeu o telefone - a prefeitura está fechada nesta segunda-feira em virtude do feriado de Carnaval.