Na próxima semana, ocorre a primeira oficina com participação da comunidade dentro do processo de elaboração do planejamento para desenvolvimento sustentável e ordenado de Nova Petrópolis. A atividade será na sexta-feira (22) e no sábado (23), no auditório da Sicredi Pioneira RS, e é aberta a todos que quiserem participar. A única exigência é fazer uma inscrição pelo e-mail contatonova2050@gmail.com.
O objetivo é verificar quais são as potencialidades e os conflitos do município. Uma equipe técnica será formada para acompanhamento dos trabalhos. O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, explica que o estudo irá envolver diversas áreas, como economia, turismo, cultura, saúde e educação. Também será desenvolvido o Plano de Mobilidade Urbana do município.
O processo é coordenado pela Consultora CEPA, contratada para desenvolver uma agenda estratégica. A atividade da próxima semana é a primeira de uma série de oficinas que ocorrerão nos próximos seis meses.
Um documento com as diretrizes para a cidade será produzido. A prefeitura pretende encaminhar no segundo semestre um projeto de lei para que esse planejamento para as próximas décadas se torne lei.
— É planejar para que a gente tenha um rumo — comenta o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.
Segundo ele, o investimento no processo de planejamento é cerca de R$ 400 mil.