As placas sinalizadoras de velocidade que serão instaladas na Rota do Sol devem estar operando até quinta-feira. Os equipamentos deverão ser posicionados cerca de cem metros antes e depois do local onde está sendo construída a rótula no acesso ao distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul.
Leia mais
Medidores de velocidade em Fazenda Souza, em Caxias, não multarão
Saiba como ficará a rótula de Fazenda Souza, em Caxias, depois de pronta
Grupo faz manifestação na Rota do Sol pela finalização da obra de acesso a Fazenda Souza
A instalação foi viabilizada por meio de um aditivo no termo de cooperação técnica que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) mantém com a empresa fornecedora das placas, a Eliseu Kopp e Cia Ltda. Os aparelhos serão colocados na altura do Km 156 da RSC-453. As placas marcarão a velocidade em que os veículos passarem, mas não gerarão multas aos condutores que excederem o limite da rodovia, que no trecho, em função das obras, baixa dos 80Km/h para 40Km/h.
A colocação dos equipamentos foi anunciada pelo diretor-geral do Daer, Sívori Sarti da Silva, e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, na última segunda-feira, a uma comitiva composta por vereadores, deputados e um secretário da cidade. Após o encontro, diferente do que foi dito na reunião, os vereadores informaram que se tratariam de lombadas eletrônicas. O esclarecimento sobre o tipo de equipamento foi feito pelo Daer. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os equipamentos sempre foram tratados como placas leitoras de velocidade ou velocímetros.
Já a retomada da construção da rotatória não tem data. Os trabalhos estão paralisados desde setembro do ano passado por falta de um insumo usado na fabricação de asfalto.