Um projeto inédito da prefeitura de Carlos Barbosa prevê a instalação de cerca de 230 câmeras de videomonitoramento nas escolas de Educação Infantil do município. Os equipamentos serão divididos entre as nove instituições que atendem, ao todo, cerca de 900 crianças de quatro meses a cinco anos.
Conforme o secretário Municipal da Educação, Fabiano José Taufer, o processo está em fase de licitação. A empresa vencedora deve ser conhecida até o dia 10 de abril. Após essa data, as câmeras já começarão a ser instaladas. A previsão é que, no segundo semestre deste ano, todas as escolas estejam contempladas com o sistema.
Os equipamentos serão instalados nas salas de aula, nas áreas comuns, como pátios e refeitórios, além de serem posicionadas na saída e na entrada dos prédios, a fim de colaborar com a segurança externa de cada imóvel.
O investimento máximo é de pouco mais de R$ 151 mil, mas o valor pode baixar diante do processo licitatório. O recurso para a compra e instalação virá do próprio município.
A intenção, conforme o secretário, é que, após a instalação e o período de adaptação do sistema, os pais das crianças tenham acesso de casa ou do trabalho às imagens em tempo real, como já ocorre em instituições particulares:
— O nosso projeto caminha para essa finalidade mas, num primeiro momento, o sistema vai ficar para avaliação interna. Por exemplo, no caso de alguma denúncia de maus-tratos a imagem vai estar disponível. Num primeiro momento, quando lançamos essa ideia para as equipes, houve um pouco de resistência mas, na verdade, o resultado final vai proteger tanto as crianças quanto os próprios servidores.
Inicialmente, os arquivos ficarão disponíveis por 30 dias e, após esse período, serão descartados do sistema.