Garantir a autonomia e elevar a autoestima das cerca de 180 crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento e casas-lar em Caxias do Sul é o objetivo da campanha de apadrinhamento provedor, aberta até o dia 15 de abril.
A ação intitulada "Autonomia e Autoestima" integra o Programa de Apadrinhamento executado pela entidade Mão Amiga em parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS). Desde agosto do ano passado, o programa, que já viabilizava o apadrinhamento afetivo, hoje com 35 padrinhos voluntários, passou a contar com a modalidade de prestação de serviços — com profissionais voluntários que atendem às demandas da rede — e a modalidade provedor, que arrecada recursos destinados ao uso dos acolhidos, possibilitando que participem de passeios escolares e que possam comprar roupas ou materiais escolares de sua escolha.
— Eles ganham muitas coisas e acabam não tendo a possibilidade de escolher, nem sempre ganham o que gostariam ou precisam. Com esse valor eles podem ter autonomia para comprar ou participar de atividades que demandem pagamento de taxa — explica a coordenadora do Programa, Carolina Scur Bisi.
Ela destaca que a campanha de apadrinhamento provedor acaba valorizando as opiniões e escolhas das crianças e adolescentes que estão em medida protetiva, pois eles passam a ter o poder de escolha.
Carolina afirma que todo o valor arrecadado até o dia 15 será distribuído de forma igualitária aos 180 acolhidos e será utilizado com supervisão dos coordenadores das casas-lar e de acolhimento da cidade.
Esta é a segunda vez que a campanha abre arrecadação. A primeira contribuição deste segundo ciclo foi marcada pela solidariedade de duas amigas de infância que pediram doações em dinheiro ao invés de presentes na comemoração de seus 15 anos. O valor foi destinado ao programa caxiense e beneficiará alguns acolhidos.
Como contribuir
Interessados em contribuir com a campanha "Autonomia e Autoestima" ou com outras modalidades do Programa de Apadrinhamento podem entrar em contato com a Casa Frei Ambrósio pelo telefone (54) 3538-4300 ou pelo Whatsapp (54) 99930-5289. O trabalho da entidade pode ser acompanhado pelo Facebook, na página Casa Frei Ambrósio.
COLABORE
Associação Mão Amiga
CNPJ: 11.453.014/0001-87
Banco: Banrisul
Agência: 0874
Conta: 06.209.712-02
Leia também
Número de focos do Aedes aegypti encontrados em Caxias em 2019 já é igual ao de todo o ano passado
Sala do Empreendedor de Caxias comemora um ano com palestras gratuitas
Prazo para pagamento do IPVA com desconto termina na sexta-feira
Daer anuncia lombadas eletrônicas no trecho de acesso a Fazenda Souza, em Caxias