A Estrada Domingo Mazzochi, que dá acesso à comunidade de São Braz, a partir da Rota do Sol, em Caxias, vai ganhar um desvio após o temporal da tarde de quarta-feira (6) causar danos no asfalto. A via alternativa começou a ser aberta nesta quinta-feira (7) junto a um ponto em que o leito da estrada desmoronou. O objetivo do desvio é permitir a passagem de caminhões, já que o tráfego pesado poderia causar ainda mais danos à estrada.
Leia mais
Rompimento de açudes fez rio transbordar e arrastar ponte no interior de Caxias do Sul
Após temporal, servidores trabalham para liberar ponte e rodovia no interior de Caxias
Além do trecho que vai ganhar o desvio, há outro ponto em meia pista por risco de desmoronamento. Ambos ficam pouco antes de São Braz, para quem segue a partir da Rota do Sol.
— Tem vários pontos comprometidos nesta estrada, que quem passa rápido não vê. Eles podem desmoronar com o tempo, por isso vamos consertar agora. Estamos fazendo as sondagens — revela o secretário de Obras, Leandro Pavan.
Conforme ele, será necessário contratar empresas de forma emergencial para reparar parte dos danos. Enquanto a proibição de caminhões vigorar, agricultores locais que precisem escoar a produção podem utilizar estradas próximas, mas elas não são pavimentadas e, em alguns pontos, são estreitas.
Outro ponto comprometido é a ponte cujo asfalto e guard rails foram arrastados pela enxurrada provocada pelo rompimento de açudes que encheram o Rio da Cruz, em São José da 6ª Légua. De acordo com Pavan, o município estuda construir outra ponte ao lado, com mais capacidade. Nesta quinta-feira, o trânsito sobre a estrutura estava em meia pista.