Um casal de idosos ficou ferido após se envolver em uma colisão com um caminhão na Rota do Sol (RSC-453), no trevo de acesso ao distrito de Fazenda Souza, interior de Caxias do Sul, pouco antes das 14h desta quarta-feira.
O Gol, com placas de Caxias, tripulado pelo casal, saía da estrada que leva a Fazenda Souza e atravessava a rodovia em direção ao bairro Ana Rech, quando se envolveu no acidente. O caminhão Volvo, também de Caxias, seguia no sentido Caxias-Litoral. O destino seria Lajeado Grande. Segundo o motorista, ele tentou desviar, mas acabou batendo na lateral do Gol.
—Tentei ao máximo desviar e consegui evitar uma colisão pior. Até ocupei a outra pista. Ainda bem que não vinha nenhum carro no sentido contrário, porque poderia ter sido ainda pior — relatou o caminhoneiro Clademir Massenz, 52 anos.
Ele também lamenta a falta de avanço das obras que visam implantar uma rotatória no trecho:
— Está cada dia mais difícil trabalhar. Sempre estamos correndo risco neste trecho.
O condutor do carro, Agostinho Tomé, 76 anos, e a mulher dele, Lourdes Tomé, 80, ficaram feridos e foram atendidos no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Agostinho ficou preso nas ferragens e precisou ser removido pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a filha do casal, Ivane Tomé, 46 anos, eles são moradores de Fazenda Souza e estavam indo a Ana Rech para pagar contas e ir ao mercado.
— Eu sempre aviso para o meu pai ter cuidado quando for atravessar esse trecho, pois está muito perigoso. Recentemente fizeram pintura da pista, mas até isso ficou confuso. Até quando pessoas vão precisar se acidentar e morrer para o Estado tomar providência? — questiona Ivane.
O trecho da Rota do Sol onde ocorreu o acidente ficou temporariamente bloqueado, mas não houve prejuízos drásticos ao fluxo. Os veículos foram desviados pelo Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Farroupilha.