O pardal instalado no km 167 da Rota do Sol, no distrito de Vila Seca, em Caxias do Sul, foi alvo de vandalismo. O fato ocorreu na última terça-feira (5) e segundo o Daer, o equipamento foi reparado no mesmo dia.
Na tarde de terça, motoristas relatavam nas redes sociais que o equipamento estava caído e que uma equipe trabalhava no ponto. O Daer confirmou que o controlador de velocidade foi danificado de forma proposital, mas não deu detalhes do caso por entender que poderia estimular atos semelhantes. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e a Polícia Civil não foram informados sobre o caso.
Há uma semana, o órgão rodoviário emitiu uma nota orientando os motoristas para o limite do 80 km/h no pardal. A manifestação foi motivada por diversos questionamentos recebidos pela ouvidoria do departamento com relação à operação do equipamento. Segundo o Daer, motoristas têm passado a 40 km/h pelo trecho, o que contribui para a formação de congestionamentos, principalmente aos fins de semana.
Nas últimas semanas, o problema foi alvo de reclamações também nas redes sociais, inclusive com algumas pessoas recomendando o contato com a ouvidoria do Daer. A recomendação do departamento é que os motoristas observem a sinalização do entorno.