As obras da nova concha acústica de São Marcos devem iniciar até o dia 23, próxima quarta-feira. O espaço atual, que tem formato de caminhão na Praça Dante Marcucci, será desmanchado e substituído por uma estrutura moderna. A intenção da prefeitura era recuperar o local até outubro do ano passado, mas não houve interesse de empresas na primeira licitação.
Em virtude disso, o projeto passou por mais avaliações e sofreu mudanças. O novo projeto, além de passar por um estudo mais aprofundado da base da estrutura, conta com a inclusão de toda a parte elétrica, tanto do espaço cultural quanto da Casa do Artesão, bem como da cobertura metálica, corrimões e guarda-corpos.
A estrutura terá 10,5 metros de largura, 12,5 metros de profundidade e, a parte coberta, 5 metros de altura (contados a partir do piso do palco) e uma profundidade de 6 metros. Em relação à acessibilidade, haverá uma rampa lateral e, no piso abaixo do coberto, na frente da escadaria de acesso frontal, haverá piso tátil, indicando o desnível causado pela escada.
A obra terá custo de R$ 236.026,62. A empresa vencedora da licitação foi a PRZ Engenharia LTDA – EPP, de Bento Gonçalves.
Segundo o secretário do Planejamento, Andrigo Biasotto, A PRZ Engenharia tem até o dia 23 para iniciar a primeira etapa da obra, que consiste na demolição e alvenaria e tem prazo de duração de 90 dias. A segunda e última etapa, ainda segundo Biasotto, também com o prazo de 90 dias para ser concluída, terá a implantação da parte elétrica e das estruturas de metal.
A expectativa é de finalização até o mês de julho.