Moradores de bairros da região Norte de Caxias reportaram problemas na coloração da água neste domingo. Roupas que entraram sujas nas máquinas de lavar saíram ainda pior, com manchas marrons e avermelhadas. A água que sai das torneiras também é inutilizável.
— Nossos lençóis e roupas saíram todos sujos da máquina de lavar. A água que sai da torneira está escura. Todos vizinhos estão preocupados. Tentei ligar no Samae e só caí na espera — reclama o morador do bairro Serrano, Juliano Soares.
A maior parte dos relatos são da região dos bairros Serrano e Jardim Eldorado.
— Está assim desde hoje (domingo) de manhã. Já liguei para o Samae e disseram que vão mandar uma equipe para resolver. Estamos esperando. Do jeito que está, não dá para usar — comenta a professora Adriana Silva, também moradora do Serrano.
Conforme o Samae, o problema tem origem de duas falhas de energia elétrica ocorridas na última semana no Sistema Marrecas. Com isso, o nível dos reservatórios reduziu consideravelmente e após a regularização do abastecimento, a água que chegou em algumas residências arrastou materiais óxidos de ferro e manganês acumulados nas paredes das tubulações.
— Já fomos informados do problema e nossas equipes estão nas ruas fazendo descargas nos pontos mais baixos do sistema, geralmente onde ocorre esse tipo de situação — informa o diretor da Divisão de Planejamento Integrado do Samae, Gerson Panarotto.
A orientação é de que a água não seja consumida. Solicitações de atendimento podem ser feitos no telefone 115.
Leia também
Incêndio destrói cinco pavilhões e vizinhos são retirados de casa em Bento Gonçalves
"Quem morava mais longe acolhia os bebês e as crianças", conta vizinha de incêndio em Bento Gonçalves
Idoso é encontrado morto dentro de casa em Caxias do Sul