Em 2018, o Centro de Referência da Mulher (CRM) realizou 5.302 atendimentos à mulheres em Caxias do Sul. Os dados mostram um aumento de 60% em relação ao ano anterior, com cerca de 3,3 mil serviços efetuados. Somente no ano passado, 1.138 mulheres buscaram o serviço pela primeira vez. Os atendimentos incluem escuta qualificada, acompanhamentos, orientação por telefone, atendimento jurídico e Grupos de Orientação Psicossocial.
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De acordo com Thais Dallegrave Bampi, gerente do CRM, o número de atendimentos é maior do que o de pessoas atendidas porque, em muitos casos, as mulheres requerem acompanhamento e novos procedimentos. Entre os dados coletados, o centro constatou, por exemplo, que cerca de 67% dos agressores não têm antecedentes criminais.
Em 2018, o serviço teve mais um avanço: a adoção de um formulário de Avaliação de Risco de Violência Doméstica e Familiar. A partir dele, é possível, a partir de orientações técnicas de organizações de proteção à mulher, identificar o grau de perigo de cada situação que a mulher possa estar exposta.
Além dos atendimentos, foram realizadas 59 atividades educativas durante o ano, com a temática "Violência Contra a Mulher e Relacionamentos Abusivos". Palestras, rodas de conversa, sensibilizações e divulgação dos serviços fizeram parte da iniciativa, com o objetivo de conscientizar as vítimas sobre sua situação de violência. As ações ocorreram em comunidades, UBSs, escolas e empresas, e podem ser agendadas com o CRM.
Qualquer pessoa que estiver em condição de perigo e vulnerabilidade pode buscar o Centro de Referência da Mulher presencialmente (no terceiro andar do Centro Administrativo, rua Alfredo Chaves, nº 1333) ou pelo telefone (54) 3218.6112, das 8h às 17h.