O antes e depois de uma das estátuas mais polêmicas da Serra revela os novos traços da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Apresentada ao público na terça-feira (1º) no Santuário, a conhecida "santa feia" tem agora medidas menores e traços mais suaves. A estátua não é colorida. O processo de remodelação levou 15 meses e foi custeado pela comunidade. O investimento é de R$ 60 mil.
Arraste a seta para a esquerda e direita e veja como ficou a santa:
O artista responsável pela nova cara de Caravaggio é Gilmar Pocai, que trabalhou durante o período no próprio Santuário. A estátua é alvo de polêmica desde 2008, quando foi inaugurada na RSC-453, posicionada no marco zero da Estrada dos Romeiros. As críticas quanto à beleza e harmonia da santa começaram logo após sua inauguração. Após, ela passou por nova plástica, com qualidade estética novamente questionada pela comunidade. Por isso, o Santuário encomendou uma nova estátua para ocupar a rótula. Feita também por Pocai, esta foi entregue em 13 de dezembro de 2016. A partir daí, o Santuário decidiu remodelar a antiga imagem, esculpida por Ronaldo Chiaradia. Ou seja: há duas estátuas disponíveis para o público conferir no Santuário. Uma está na rótula, e a outra, entregue na terça-feira, está no Recanto do Rosário, um jardim que fica atrás do Santuário.
Leia mais:
Com bênção, Santuário de Caravaggio reinaugura imagem que causou polêmica, em Farroupilha
— Fazer esse restauro era um compromisso que tínhamos junto aos devotos. Todo o carinho e zelo que temos com nossa devoção à Nossa Senhora precisava ganhar uma nova expressão, que soubesse catalisar os fiéis em sua manifestação de fé — ressalta o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Gilnei Fronza.
Com o processo de restauração, as imagens ganharam novas medidas: Nossa Senhora de Caravaggio, por exemplo, passou de oito para cinco metros de altura. A redução de tamanho foi necessária para adequar a imagem ao espaço disponível no Recanto do Rosário, ambiente localizado aos fundos do Santuário onde os fiéis podem fazer orações ao ar livre.
Além das novas dimensões, as imagens também foram reposicionadas: Nossa Senhora e Joaneta foram postas uma ao lado da outra. A restauração manteve a antiga base de isopor e fibra de vidro, mas com novo revestimento de concreto e ferro. O acabamento teve aplicação de uma camada de cimento, impermeabilização e pintura monocromática, em tom bege.