A captação de água feita pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em Vila Cristina, distrito de Caxias do Sul, será interrompida por dois dias na semana que vem. Com isso, a comunidade poderá ficar sem distribuição de água potável. O motivo é a segunda parte de uma operação de manutenção em um dos poços do distrito.
Segundo o geólogo da Divisão de Recursos Hídricos do Samae, Tiago de Vargas, a primeira etapa do trabalho foi realizada em dezembro. Foi feita a limpeza interna, com retirada das crostas e desinfecção, e a reforma da estrutura dentro das atuais normas técnicas. Nos dias 8 e 9 deste mês, será feito teste de vazão (medição do volume de água produzido). Para isso, a atual bomba de captação será retirada e outra mais potente será instalada e permanecerá ligada por 24 horas ininterruptamente.
A medida está sendo adotada para mensurar a capacidade de produção de água e eficiência do poço, já que a última medição feita data de 1983, quando houve a perfuração. A manutenção preventiva tem o objetivo de prolongar a vida do poço.
– Como o poço é antigo e o teste de bombeamento foi feito só em 1083 quando foi construído, vamos fazer novamente para ver se ele mantém a mesma capacidade ou mudou _ explicou Vargas.
Em função do teste, um segundo poço que abastece a comunidade também será paralisado para verificar se o primeiro tem influência sobre o outro. Um medidor será colocado no segundo poço para apontar se haverá queda no nível de água. Atualmente, cada poço capta 10 mil litros por hora do aquífero guarani, suficiente para atender a 800 pessoas por dia, considerando a média de consumo de 150 litros por pessoa por dia e o tempo recomendado de bombeamento de 12 horas diárias.
Com a interrupção nos dois poços, os dois reservatórios (de 20 mil litros cada) do distrito não serão abastecidos, mas continuarão distribuindo a água, até então, reservada. Por isso, o Samae pede que as pessoas armazenem água com antecedência e que a usem de forma moderada nos dias em que o serviço será executado.
Serão afetados 778 moradores abastecidos pela rede de distribuição de água tratada do Samae no perímetro urbano do distrito. Os demais moradores (o total é de cerca de 2,3 mil habitantes, conforme a subprefeitura) não serão impactados. O fornecimento será normalizado no dia 10.
A empresa Hidrobrasil, de Canoas, foi contratada por meio de licitação para executar o serviço em todos os poços operados pelo Samae nos distritos e localidades do interior de Caxias. Depois de Vila Cristina, o cronograma nos demais locais deve iniciar a partir de abril e seguir nos meses de inverno quando o consumo é menor.