A prefeitura divulgou nesta sexta-feira a lista de especialidades e o total de atendimentos que serão ofertadas no segundo mutirão de saúde deste ano em Caxias do Sul. Serão 770 assistências, entre consultas e acolhimentos, em cardiologia, neurologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, proctologia, ginecologia, pequenas cirurgias, fonoaudiologia e psicologia.
Leia mais:
Com mais de 19 mil pacientes na fila de espera, Caxias terá mutirão de especialidades em novembro
Assim como a edição anterior realizada no dia 30 de setembro, o segundo evento será em dia de passe livre no transporte coletivo urbano para facilitar o deslocamento dos pacientes até o Centro de Especialidades em Saúde (CES), que fica na Rua Sinimbu no centro da cidade. O mutirão ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Desta vez, estão programadas 208 atendimentos a mais do que no primeiro mutirão. Segundo a diretora de Especialidades da secretaria, Nicole Golin, isso será possível pela maior disponibilidade de profissionais.
Ainda conforme Nicole, as quatro especialidades presentes na edição anterior (dermatologia, hematologia, otorrinolaringologia e urologia) que foram substituídas para a próxima tiveram as demandas sanadas dando lugar a outras em que há demanda reprimida.
Segundo a Secretaria de Saúde as consultas já estão sendo marcadas, priorizando os pacientes que aguardam atendimento há mais tempo. Na próxima semana, entre os dias 19 e 22, eles serão novamente contatados para confirmarem ou não seu interesse pela consulta. Por fim, dia 23, os pacientes serão lembrados da data e horário que devem comparecer ao CES por meio de mensagem de celular. Os três contatos são uma forma de tentar evitar faltas. O primeiro mutuirão registrou uma média de ausências de 25%. Quem desistir da consulta deve comunicar o CES pelo telefone 54 3217 8833.
Além das consultas, os pacientes do mutirão já terão a maioria dos exames solicitados pelos médicos. A Farmácia Básica também abrirá para que os pacientes possam retirar de imediato os medicamentos receitados. O Serviço Municipal de Infectologia participará novamente da iniciativa, oferecendo à população testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Não há necessidade de agendamento.
Atendimentos que serão ofertados:
:: Cardiologia: 20
:: Neurologia: 36
:: Ortopedia: 144
:: Gastroenterologia: 80
:: Endocrinologia: 16
:: Proctologia: 32
:: Ginecologia: 24
:: Pequenas cirurgias: 76
:: Fonoaudiologia: 42
:: Psicologia: 200