A 2ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública de Caxias emitiu na última terça-feira determinação pela saída em até 60 dias da empresa Voges do complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A. (MAESA). O prazo começa a contar a partir da notificação. Em nota, a empresa informou que ainda não recebeu a intimação.
Conforme nota divulgada pela prefeitura, caso não haja liberação do imóvel no prazo estipulado, a Voges será indenizada a pagar multa diária de R$ 10 mil. O complexo se tornou patrimônio histórico do município em 2015, após doação do governo do Estado.
Leia mais:
Se tudo der certo, Maesa será ocupada até 2028
A prefeitura tem dois terços de área para trabalhar à vontade", afirma empresário Osvaldo Voges sobre Maesa
Voges prevê desocupar área da Maesa em Caxias somente no fim de 2019
Voges diz que fica até fim de 2019 na Maesa
Voges descumpre pagamento de aluguel e cronograma de desocupação de complexo da Maesa, em Caxias
Conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre os executivos, os prédios precisariam ser desocupados pela empresa até 31 de julho de 2018. Quando esse prazo estava próximo a expirar, a Voges solicitou prorrogação de um ano, o que não foi aceito pelo município, que alega que para ocupar a estrutura será necessário que o complexo esteja vazio.
A proposta do município é realizar a ocupação em três principais etapas, em períodos de quatro anos cada uma. Até o momento, do total dos 53 mil metros quadrados que compreendem o complexo da Maesa, apenas 200 — menos de 1% — foram ocupados: em outubro de 2017, a Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPAHC) e a Guarda Municipal, com um posto de monitoramento 24 horas, passaram a utilizar duas salas de um dos prédios.
Para este ano, a prefeitura anunciou intenção em transferir a estrutura restante da Guarda Municipal e parte da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.
Leia também
Crianças são agredidas e polícia prende homens por tortura em Vacaria
Natal Luz de graça: Gramado oferece também programação sem custo