Uma ação que ocorrerá neste sábado tem a missão de conscientizar motoristas sobre os riscos que as imprudências ao volante causam. Trata-se do Simulado de Resgate Veicular, que ocorrerá no Trevo da Telasul, no entroncamento da BR-470 com a RSC-453, em Garibaldi. A ação se inicia às 15h, com participação de equipes de atendimento de resgate, socorro e patrulhamento de toda a região. O cenário que deve chamar a atenção dos motoristas simulará o tombamento de um ônibus de turismo com vítimas, envolvendo outros dois carros. Um helicóptero da PRF irá participar do transporte de uma equipe médica até o cenário do acidente. O simulado ocorrerá mesmo com chuva.
Ao mesmo tempo em que fazem o alerta aos motoristas, as autoridades de trânsito comemoram a mudança nas estatísticas: até o último dia 22 de novembro, a Serra registra exatamente 20 mortes a menos do que no mesmo período do ano passado. No entanto, o número de vítimas ainda é alto _ são 123 pessoas que perderam a vida nas estradas da Serra.
O novo trevo da Telasul, que consiste em uma rotatória para dar mais segurança aos motoristas, zerou o número de acidentes fatais no ponto, por onde passam cerca de 20 mil veículos por dia, principalmente caminhões que transportam a produção de indústrias metalúrgicas e de mobiliário, entre outros. O local era tido como um dos mais críticos da Serra, e desde que o trevo foi entregue, em outubro do ano passado, ninguém mais morreu ali. De janeiro a setembro de 2017, foram 11 acidentes no trecho, com quatro mortes _ uma prova da necessidade urgente da intervenção federal.
Apesar desse importante avanço, em 2018, quatro pessoas morreram na BR-470, nos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Veranópolis. A rodovia que segue liderando o ranking de acidentes fatais é a ERS-122, com 28 mortes. Depois, aparece a RSC-453, com 16 mortes, e a BR-285, nos Campos de Cima da Serra, com 10 vítimas.
Condutores (39) e pedestres (35) formam a maior parcela das vítimas fatais. Homens são os que mais morrem ao volante, chegando a 82% das vítimas, com 101 mortos. Caxias do Sul contabiliza 28 mortes no trânsito até agora _ e Vacaria já chega a 15 vítimas.
O SIMULADO
:: A ação ocorrerá no Trevo da Telasul, na BR-470, no sábado, às 15h.
:: O cenário que deve chamar a atenção dos motoristas irá simular o tombamento de um ônibus de turismo com vítimas, e outros dois carros. Um helicóptero da PRF irá participar do transporte de uma equipe médica até o cenário do acidente. O simulado ocorrerá mesmo com chuva.
:: Participarão os bombeiros de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipes do Samu.