A prefeitura de Caxias do Sul já elaborou uma lista das vagas que serão criadas para reforçar o atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs) durante o fechamento do Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão) — o serviço interromperá as atividades para reforma no dia 17 de outubro.
Leia mais
Fechamento do Postão motiva reunião entre prefeito e vereadores em Caxias do Sulmédic
Servidores do Samu assumem temporariamente serviço do Postão de Caxias
Prefeitura de Caxias cerca Postão 24h com sinalização e instala moldura na entrada do prédio
A planilha de transferências inclui médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, servidores administrativos e zeladores, entre outros. Diversas unidades receberão profissionais, entre elas, os postos do Esplanada, Campos da Serra, Reolon, Santa Fé, São Caetano, São Ciro e Diamantino. Também serão realocados servidores para o Centro Especializado de Saúde (CES).
No total, o Postão tem um total de 245 funcionários — são cerca de 100 médicos. Os profissionais serão chamados para uma conversa individual com o Gabinete da prefeitura para definir onde será o posto de trabalho de cada um a partir da próxima semana. Cada encontro tem a previsão de durar cinco minutos. As conversas estão agendadas para começar na segunda-feira, 15 de outubro, e devem ser concluídas no dia 22 de outubro.
A lista foi entregue ao final da assembleia de terça-feira logo após o chefe de Gabinete do município, Júlio César Freitas, comunicar o fechamento do postão para a execução das reformas.
Os funcionários do Postão estão descontentes com a mudança. Os médicos vão se manifestar sobre a decisão ainda nesta quarta-feira.