Sete unidades básicas de saúde (UBSs) de referência das regiões Norte e Sul de Caxias do Sul não registraram impactos consideráveis em decorrência dao fechamento do Pronto-Atendimento 24 Horas nesta quarta-feira. Entre 8h e 9h30min desta quarta-feira, o Pioneiro visitou três UBSs da região Sul e quatro da Zona Norte da cidade. Nenhuma delas apresentou movimento significativo.
Na região Sul, apenas a UBS Kayser teve procura mais acentuada, mas dentro da normalidade da rotina de atendimentos. As UBSs Alvorada, no bairro Arcobaleno, e a unidade do bairro Santos Dumont tiveram baixa movimentação.
Leia mais
Movimento é moderado nas UBSs da Zona Oeste de Caxias após fechamento do Postão
Movimento no Postão, em Caxias, é tranquilo antes do fechamento para reformas
UBSs da Zona Leste de Caxias têm movimento moderado na manhã desta quarta-feira
Hospitais ainda não sabem como darão retaguarda ao público com o fechamento do Postão
As unidades da região Norte registraram movimento um pouco maior, mas também dentro da normalidade. O Pioneiro visitou as UBSs Jardim Eldorado, Século XX, Serrano e Santa Fé. A mais movimentada era a do Serrano, mas, também de acordo com os usuários, nada acima da rotina.
— Uso pouco a UBS, mas normalmente é esse movimento sim. Agora, me preocupa bastante o fechamento do Postão, porque isso certamente vai refletir para nós — comentou a moradora do Serrano, Aline Oliveira Silva.
Outro usuário da UBS já discorda com relação à interrupção de atendimentos do Pronto-Atendimento. Para ele, mesmo que eventualmente a movimentação aumente na UBS do bairro, ainda assim, a expectativa é de que os serviços melhorem após a reforma do Postão:
— Eu acho que se for para melhorar, tudo bem (fechar o Pronto-Atendimento). Nunca fui bem atendido no Postão. Prefiro muito mais a UPA — comentou Fabio de Melo.
Opinião semelhante é a da aposentada Rosita Ferreira, usuária da UBS Santa Fé:
— Gosto mais do atendimento do Postão, apesar de morar mais perto da UPA. Mas posso usar a UPA sim, inclusive fica mais perto. Só acho que vai aumentar muito o movimento. Mas, se é para melhorar ainda mais o Postão, acho que temos que ter paciência — aposentada Rosita Ferreira.
Leia também
Sem luz, Sine de Caxias do Sul não tem atendimento à população nesta quarta-feira
Acolhimento deve preparar adolescentes para uma vida autônoma