Enquanto na maioria das unidades básicas de saúde (UBSs) a movimentação foi moderada nas primeiras horas após o fechamento do Pronto-Atendimento 24 Horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte estava com a sala de espera lotada no momento em que o Pioneiro visitou o local, por volta das 10h. A assessoria de comunicação da UPA, no entanto, informou que o movimento não fugiu muito da rotina e que ainda não é possível mensurar o impacto do fechamento do Postão.
Leia mais
Movimentação em UBSs das regiões norte e sul de Caxias é tranquila
UBSs da Zona Leste de Caxias têm movimento moderado na manhã desta quarta-feira
Movimento é moderado nas UBSs da Zona Oeste de Caxias após fechamento do Postão
Movimento no Postão, em Caxias, é tranquilo antes do fechamento para reformas
Por outro lado, a perda de referência do serviço na área central afetou moradores de bairros mais distantes do Centenário, onde está localizada a UPA.
Após procurar atendimento na unidade do Campos da Serra, a doméstica Adriana Moraes da Silva foi orientada a fazer exames na UPA e precisou se deslocar da Zona Oeste para a Zona Norte da cidade.
— Horrível esse fechamento. Sempre fui muito bem atendida lá. E a UBS que eu uso, a do Campos da Serra, está sempre lotada. Imagina agora como vai ser... _ comentou Adriana.
Caso semelhante é o do morador do Planalto, Daniel Marques dos Santos. Conhecendo a UPA pela primeira vez, ele afirmou não ter observado problemas nos atendimentos, porém, o deslocamento é um dificultador:
— Precisei pegar três ônibus para vir para cá. Vou gastar (com a volta) R$ 24 praticamente. Esse fechamento do Postão me prejudicou bastante. O Postão ficava no Centro, qualquer onibus vai ali — ressalta o cobrador.
Desde por volta da meia-noite o Postão está fechado para reformas. A previsão de conclusão dos trabalhos é de seis meses.
Leia também
Após reforma, Postão 24h de Caxias abrirá com nova equipe e UBSs manterão mais médicos
Hospitais ainda não sabem como darão retaguarda ao público com o fechamento do Postão
Transferência de médicos e funcionários do Postão será definida em conversas individuais de cinco minutos
Servidores do Postão de Caxias afirmam que população está em risco com o fechamento da unidade