A Praça das Feiras, em Caxias do Sul, está às escuras. Cabos de iluminação da área no bairro São Pelegrino foram furtados. O crime foi percebido nesta semana. Conforme a prefeitura, o prejuízo gira em torno de R$ 50 mil.
Segundo a Secretaria de Obras, um levantamento preliminar aponta que oito caixas de passagem, que viabilizam o funcionamento dos postes de energia, foram saqueados. A estimativa é que quatro mil metros de cabos de cobre foram furtados.
Com a praça sem luz, a orientação é que a comunidade não utilize o local à noite. Uma reunião será agendada nos próximos dias com o objetivo de definir medidas para evitar os furtos no local.
Uma possibilidade é fazer a concretação dos dutos por onde os cabos passam. Essa medida já foi adotada na Praça do Trem, que em fevereiro teve fiação elétrica furtada. Os reparos demoraram cerca de 40 dias e custaram R$ 48 mil. Esse tipo de vandalismo tem sido recorrente em Caxias do Sul. Já houve casos no Centro de Reservação do Samae na Zona Oeste, na BR-116 e no Museu Casa de Pedra, por exemplo.