Travesseiros coloridos, com carinha, braços, pernas e cheirinho fizeram a alegria de 35 crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Geral (HG), em Caxias do Sul. Cada um dos pequenos foi presenteado com um Soninho do Bem, almofadinhas produzidas por integrantes da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).
Batizado de Confraria do Bem, o projeto dá vida a peças que logo se tornam os melhores amigo da garotada. Vestidas com perucas coloridas, as mulheres passaram de quarto em quarto na tarde desta sexta-feira para presentear a todos. O resultado não poderia ser diferente: o mascote foi eleito como um companheiro pelas crianças e pelos pais. O novo amigo irá ajudar a enfrentar a dor e seguir o tratamento com mais alegria e vivacidade.
Wellington Ismael Ferraz da Silva, seis anos, está internado para um procedimento cirúrgico. Ele tem um tumor na cabeça e a cirurgia está marcada para este sábado. Sorridente e muito esperto, o menino não escondia a alegria com o presente.
— Ele é meu amigo e vai dormir comigo — disse, abraçando a almofadinha.
Ao ser perguntado do que gostou mais no novo amigo, sorriu e disparou:
— Escolhi esse porque ele é xadrez, olha! — encantou-se o menino.
A mãe da criança, Carla Elisabete da Costa Ferraz, 28, emocionou-se enquanto observava o filho brincar. Ela agradeceu a iniciativa que alegrou a família em um momento de aflição.
— Meu filho vai se sentir aconchegado com o travesseirinho. Não podemos deitar na cama com ele, e o novo amigo irá fazer companhia pra ele durante a noite — disse.
Mikael Biano Martins, de um ano e nove meses, observava atento a movimentação no quarto. O olhar encantado estava no travesseirinho que o menino da cama ao lado acabara de ganhar. Assim que colocou as mãozinhas no seu Soninho do Bem, abraçou-o e não soltou mais.
Um ano mais velho, Anthony Joaquim Bitencourt Pegorini se assustou um pouco com a movimentação de pessoas no quarto onde se recupera de uma pneumonia. O susto deu lugar à alegria assim que a mãe, Janaína Bitencourt Pegorini, 23, começou a interagir com o pequeno. Para ela, o presente animou o dia do menino:
— Eu trouxe brinquedos de casa mas ele não estava brincando. Estava deitado e quietinho, e com o travesseirinho ele se movimentou um pouco e começou a interagir e brincar. Foi muito bacana — emociona-se ela.
Soninho do Bem nasceu em novembro de 2017
As integrantes da Confraria do Bem se reúnem todas as terças-feiras para confeccionar os travesseiros. O grupo se encontra em uma na casa no bairro Bela Vista, cedida por Leomar Lazzarotto, que é irmão da idealizadora do projeto, Eliete Lazzarotto. As doações de máquinas, tecidos, fibras e a dedicação do grupo, que começou com seis mulheres e hoje conta com a ajuda de oito voluntárias, garantem a produção semanal de travesseirinhos.
A entrega aos pequenos depende do número de peças produzidas ao longo dos meses. A primeira foi em março, e a segunda, ontem. As habilidades de cada uma somam-se à vontade de fazer o bem ao próximo. Estilistas e costureiras voluntárias, que adoram um bom papo descontraído e cheio de alegria, unem-se para criar uma almofada diferente da outra e transformar um pouco a rotina que quem passa por momentos delicados.
O projeto é inspirado no Naninhas do Bem, que começou em São Paulo e conquistou voluntários no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Eliete, que estava fazendo um curso de patchwork — técnica de costura com peças de tecido que cria desenhos geométricos —, propôs à amiga Margarete Bortolin iniciar o desafio.
Margarete conta que no inicio não compreendeu bem o que a amiga tinha em mente mas assim que viu o mascote, que é o primeiro travesseiro produzido pela Confraria do Bem, comprou a ideia de levar alegria às crianças doentes:
— A ideia era que ele fosse um bichinho de pelúcia, fofinho e carinhoso. A última coisa que pensamos era que fosse um travesseirinho, mas, aí, fomos agregando ideia e criando um amigo, meio abstrato, com os olhos diferentes um do outro, as perninhas e bracinhos e as orelhas. É um companheiro que leva conforto e alegra os pequenos. Ele é colorido, divertido e é aconchegante, como se a criança abraçasse e ele devolvesse o abraço.
Atualmente, o Soninho do Bem é entregue apenas no HG, mas a Confraria do Bem tem planos de aumentar a produção para contemplar crianças internadas em outros hospitais ou ainda instituições como a Apae, casas lares ou outras entidades que acolham pequenos em vulnerabilidade social, e que abram às portas para receber carinho.
Todo material utilizado é doado por empresas que precisavam descartar as sobras que são reaproveitadas para enchimento de almofadas. Todos os Soninhos do Bem tem cheirinhos personalizados que foram desenvolvidos pela Divinitá Aromas. O grupo é formado ainda por Janete Buniatti, Iolanda Haas, Gilde Forlin, Inês Zorzin de Souza, Patrícia Tonieto e Joceli Pinheiro de Lima.
COMO AJUDAR
Quem quiser colaborar com materiais, principalmente, tecidos coloridos, ou ser voluntário, pode entrar em contato com a Margarete pelo telefone (54) 99114.8462 ou pelo e-mail: margabortolini@hotmail.com.