Um novo estudo de viabilidade econômica do chamado contorno sul de Caxias do Sul está em andamento na prefeitura. A intenção é tentar melhorar o projeto economicamente.
O contorno sul prevê um novo anel viário de 27 quilômetros, ligando a RS-122, nas proximidades do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), até a Rota do Sol, passando pela BR-116. O projeto chegou a ser gravado no Plano Diretor em 2010, para evitar novas construções no traçado. O projeto chegou a ser encaminhado ao governo federal, que sugeriu modificar o traçado. Pela proposta da União, a nova rodovia sairia da BR-116, na região de Parada Cristal, passaria pela Rota do Sol e terminaria novamente na BR-116 em direção a Porto Alegre. A sugestão permitiria desviar a rodovia federal da área urbana e deixar o atual traçado apenas para o trânsito local.
Agora, segundo o Secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, o município está reavaliando o projeto e não se descarta fazer novo estudo para modificar o traçado proposto inicialmente, se for o caso. O estudo de viabilidade econômica em andamento tem previsão de duração de um ano e meio.
— Em tese, o contorno só tem funcionalidade de fato se for construído completo (e não em etapas) — afirma Mondadori.
Além da pavimentação, o projeto do contorno prevê a construção de elevadas, viadutos e até de um túnel.
Leia também
Câmara de Bento Gonçalves vota nesta segunda reajustes na taxa de iluminação pública
Comunidade de Farroupilha se mobiliza para restauro de igreja construída em pedra basalto
Secretário da Saúde de Caxias admite falta de 19 pediatras
Inverno alavanca negócios de diversas empresas da Serra
Moradores e empresários reclamam de baderna de jovens na Perimetral Norte em Caxias