A morte do menino Teylor foi abordada durante a coletiva do prefeito Daniel Guerra (PRB) sobre a criação de um Pronto-Atendimento 24 Horas exclusivamente para atendimento de crianças. Guerra reconheceu que a rede falhou e lamentou o fechamento da UTI pediátrica do Pompéia, ainda em 2013. A fatalidade não teria sido, porém, a razão para o anúncio da criação de um novo plantão.
Leia mais
Prefeito de Caxias quer novo plantão pediátrico na área central da cidade
Presidente do Conselho de Saúde é contra plantão com gestão compartilhada
"Modelo do Postão se esgotou", diz Daniel Guerra durante coletiva sobre novo plantão pediátrico
Conforme o secretário da Saúde de Caxias, o problema do déficit de leitos hospitalares em Caxias poderia ser resolvida com o término da construção da nova ala do Hospital Geral (HG), hoje parada.
– É uma deficiência que não é só de agora, em torno de 50 leitos. E no inverno, há agravamento em função do vírus H1N1. Temos que medir esforços junto ao Estado e o governo federal – diz Geraldo da Freitas Júnior.
O secretário diz que levará o tema para reunião com o conselho gestor do HG em agosto. Segundo balanço da secretaria, nesta sexta-feira haviam sete pacientes esperando por internação em UTI pediátrica, 13 por UTI adulta e 30 em leitos clínicos, 13 deles moradores de Caxias e 17 de cidades da região.
– Temos que mobilizar todos os níveis para terminar aquele hospital. São 138 leitos com UTI adulta, pediátrica e neonatal, que é necessidade urgente. Isso vai amenizar o que nós estamos enfrentando hoje e no futuro.