A Prefeitura de Caxias do Sul limitou mais R$ 5.132.154,28 em empenhos de dotações da administração direta, conforme decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta quarta-feira (05/06). Somando com os cortes dos outros meses do ano, a limitação de empenho já chega a 29,8 milhões.
Conforme a secretária da Fazenda, Magda Wormann, a diminuição é praticamente o mesmo valor que deixou de ser arrecadado. Para compensar o déficit, ela destaca que estão sendo feitos cortes em praticamente todas as secretarias. Cita como medidas que estão sendo tomadas e incentivadas a redução de contratações. Segundo Magda, os nomeados só estão repondo aposentadorias.
Outra medida que deve ser cobrada a partir deste bimestre é o corte de horas extras. Segundo a secretária, a despesa mensal é de cerca de R$ 2 milhões. A ideia é reduzir até 50% nos próximos meses, inclusive com a medida valendo para servidores de saúde e segurança. A prefeitura informa que cortes nestas duas áreas, além da educação, serão avaliadas de forma criteriosa.
Isso porque a prefeitura prevê nova queda de arrecadação para o próximo bimestre até pelo impacto da greve dos caminhoneiros. Entre os impostos que estão impactando mais as finanças do município, a secretária destaca que a queda de arrecadação de ICMS tem sido uma constante.