Em novo investimento no segmento de projeção de startups, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) inaugurou ontem, no campus-sede, as novas instalações do StartUCS, estrutura que oferece auxílio na geração e no desenvolvimento de ideias de negócio no campo tecnológico. O trabalho, que até então se desenvolvia em uma sala com cerca de 100 metros quadrados, passa a funcionar em um espaço com 915 metros quadrados, ocupando todo o térreo do Bloco 59 – o mesmo onde está localizado o Restaurante Universitário.
Além do StartUCS, o local também passa a abrigar o setor administrativo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), uma área de coworking e continua a ser a sede do UCS Empresa Júnior, programa que presta consultoria para desenvolvimento de empresas de estudantes de graduação.
— A nossa pequena sala se transformou em um espaço alinhado com o que existe de mais moderno em estruturas de inovação. É uma aposta da universidade para que esses talentos que possam surgir e permaneçam por aqui. Para tal, precisávamos de um ambiente capaz disso — destaca o coordenador do TecnoUCS, Enor Tonolli.
Aceleradora de negócios
Ele reforça que a intenção é justamente de estimular o fomento das startups locais para que os empreendedores ajudem também a alavancar aspectos econômicos e sociais das regiões onde são desenvolvidos os projetos.
Outra novidade anunciada foi a parceria com um grupo de investidores para a criação de aceleradora de negócios própria para o TecnoUCS. Com isso, startups vistas com potencial de crescimento podem receber recursos quando inseridas no StartUCS.
— A demanda pela evolução partiu não só para ampliarmos a nossa operação, mas também para dispormos de estrutura para consolidação de uma aceleradora de negócios e uma plataforma de internacionalização. Vamos abrir portas para que essas startups se internacionalizem.
A ESTRUTURA
Ampliação: espaço passou de 100 metros quadrados para 915 metros quadrados.
Onde fica: Bloco 59 (térreo do Restaurante Universitário), na Cidade Universitária da UCS.
Serviços: StartUCS, área de coworking, sede do programa UCS Empresa Júnior, setor administrativo do TecnoUCS.
Quem atende: empreendedores da área tecnológica.
Ambiente moderno como aliado
Embora o propósito do Start- UCS permaneça o mesmo, conforme o coordenador do TecnoUCS, Enor Tonolli, o novo ambiente busca consolidar o espaço como referência.
– Aquilo que era um projeto simples e se baseava em conceitos, agora, além disso, possui um ambiente aliado com as principais tendências do mundo; moderno, arrojado, com ares de descompressão, onde as pessoas podem bater papo e uma cafeteria onde podem se reunir. Esse tipo de elemento faz diferença – comenta.
Os processos de atendimento também se mantêm no mesmos: o StartUCS auxilia tanto na avaliação e no desenvolvimento de ideias quanto na projeção e prospecção de startups já consolidadas.
— Para a pré-aceleração, basta a pessoa ter uma ideia que seja intensiva em tecnologia e que haja certa capacidade de seguir adiante na sua ideia que nós ajudamos a estruturar o modelo de negócio para depois, eventualmente, criar sua startup de fato — ressalta Tonolli.
Para empresas já estabelecidas e “maduras”, ele explica que há a opção de associação ao programa, que permite o acesso aos pesquisadores e à infraestrutura da universidade.