Eles têm baixa estatura, pouca idade, mas um coração cheio de solidariedade. São os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro João Magalhães Filho, no centro de Caxias do Sul. Os 72 estudantes do 2º ao 4º anos foram chamados a participar da abertura do 3º Varal Solidário ontem. A iniciativa é promovida pelo estabelecimento de ensino para arrecadar as peças de quem pode doar e distribuir agasalhos a quem precisa.
Mesmo que a maioria dos estudantes pertença a famílias de baixa renda, é deles que parte o exemplo de que todos podem demonstrar solidariedade com aqueles que têm frio.
– Quero ajudar. Tem que doar roupa pra eles (pessoas) se esquentarem nesse frio de Caxias do Sul, para não morrerem de frio – disse Yago Rodrigues Kunz, 10 anos, aluno do 4º ano, depois de estender no varal uma peça roupa doada pela comunidade escolar.
– Acho importante porque quem mora na rua vai ter alguma coisa pra vestir – reforçou o colega de turma Pedro Gabriel de Cruz, 11.
Algumas das peças são das próprias crianças, outras são dos pais que aderiram à campanha. Gabriel Antonio dos Santos da Fonseca, sete, aluno do 2º ano, trouxe de casa e pendurou no varal o casaco que não servia mais.
Pascal Brito Ndecky e a Annika de Oliveira Souza, ambos de oito anos e colegas no 2º ano, tinham na ponta da língua o destino das roupas do varal:
– Serão doadas a moradores de rua e outros que não têm roupa – disparou Pascal, caxiense filho de senegaleses.
– Tem pessoas que não têm roupa, que vivem na rua, sem casa, sem nada – completou Annika que colocou no varal uma roupinha de lã de bebê.
Os varais – na verdade, são dois – foram instalados na grade da frente da escola, na Rua Ernesto Alves, 1.171, ao lado da Estação Rodoviária, no começo da tarde de ontem. Em minutos, ficaram cheios de peças. Segundo a diretora da escola, Carla Varta Pergher, a ideia é que o varal funcione durante todo o ano:
– Agora, são as roupas para o inverno. Depois, pretendemos manter porque as pessoas precisam de tudo o ano inteiro.
Além do calor proporcionado pela peça de roupa, quem levar um agasalho também receberá prendedores decorados pelas crianças, com palavras de amor, paz e fé, e o conforto de mensagens escritas pelas famílias dos alunos.
As pessoas que quiserem fazer doações podem entregar as peças na sede da escola, de segunda a sexta-feira, das 13h até as 17h30min. As peças ficam à disposição, no varal, para quem quiser pegar.